A dieta prescrita por Deus




28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. 29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. 30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez. 31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia”
                      Gênesis 1:28-31 - RA

Finalizando o primeiro capítulo de Gênesis, chegamos aos versículos em que a narrativa conclui o evento da criação. E nessa conclusão, Deus faz algumas recomendações e observações que trazem historicamente certas dificuldades à interpretes e exegetas. Principalmente ao que se refere aos versículos 29 e 30, onde a tradução literal fala sobre aquilo que ao homem estava autorizado usar para mantimento, ou seja, aquilo que poderia e deveria utilizar para se alimentar.

Em pesquisa pela internet encontrei diversos sites onde grupos ligados a ciência da nutrição, defendem que esses versículos sustentam a existência de uma dieta alimentar, que acreditam ser a dieta perfeita. Essa dieta consiste exclusivamente de vegetais naturais em suas variações de origem e possibilidades. Há defesas consistentes e tecnicamente bem sustentadas, que somadas a argumentos ideológicos convincentes, quase me fizeram optar por abandonar fraldinhas, contra-filés e picanhas. Ainda mais na minha idade, quando começamos a buscar tudo que possa ajudar a retardar o estrago que o tempo e as vicissitudes da vida cotidiana, fazem no corpo e na disposição para o dia-a-dia.

Não obstante as vantagens óbvias que uma alimentação saudável traz à vida de quem pode adotá-la, aliada a uma rotina de vida equilibrada e a hábitos que controlem o estresse da vida moderna, o texto bíblico certamente não tem tal conceito como objeto de sua exposição. Ao contrário, a idéia é apresentar diferenças profundas entre a vida contemporânea que os israelitas tinham à época em que o texto foi escrito, e à vida que anteriormente havia sido planejada para a humanidade, antes da queda pelo pecado.


1 Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. 2 Pavor e medo de vós virão sobre todos os animais da terra e sobre todas as aves dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar nas vossas mãos serão entregues. 3 Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora. 4 Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. 5 Certamente, requererei o vosso sangue, o sangue da vossa vida; de todo animal o requererei, como também da mão do homem, sim, da mão do próximo de cada um requererei a vida do homem. 6 Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem. 7 Mas sede fecundos e multiplicai-vos; povoai a terra e multiplicai-vos nela.”
                      Gênesis 9:1-7 - RA

É importante perceber que os versículos de 28 a 31 do capítulo 1, se repetem em estrutura, abordagem e objetivo em Gênesis 9:1-7 como podemos observar comparativamente. Mas o mais importante nesses dois textos, é que eles se repetem em circunstâncias semelhantes; o começo e o recomeço de uma geração. O que foi dito a Adão e Eva, é repetido a Noé e sua família. Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a. Algumas versões trazem frutificai.

O que podemos extrair em primeira análise, é que ambas as dietas estão intimamente ligadas a um mandado. Para que a ordem de frutificar e se multiplicar pudesse ser cumprida, era necessário pensar na manutenção do corpo. Somente bem nutridos e com o alimento adequado, seria possível realizar a tarefa de frutificar. Ninguém pode frutificar se não for antes alimentado. E a qualidade de seus frutos dependerá da qualidade e consistência de seu alimento.

No início de tudo, quando o ser humano foi criado, apenas vegetais e frutas seriam necessários para seu sustento, de modo que a ordem de frutificar, poderia ser plenamente realizada com um alimento leve. Mas após o dilúvio, à uma família que necessitaria realizar a mesma tarefa em circunstâncias mais adversas do que Adão e Eva tinham no paraíso, Deus lhes acrescentou na dieta alimentos mais pesados e densos em suas constituições.

Há ainda uma outra questão. Se é verdade que um corpo não frutifica sem o alimento, também não é possível multiplicar sem antes frutificar. Não é sem propósito que ambos os deveres são dispostos em seqüência nos dois textos de Gênesis. “...sede fecundos e multiplicai-vos.”, foi a ordem dada por Deus. - Dêem frutos e então naturalmente multipliquem, poderíamos parafrasear, numa interpretação simples e sem esforço.

Ora, o que vemos em muitos lugares é essa seqüência sendo desrespeitada, ou desconsiderada. Há uma sôfrega busca pela multiplicação sem a devida frutificação, que por sua vez não ocorre por falta de alimento adequado e sólido, consistente, que possa conduzir o corpo a frutificar fortalecido, produzindo frutos no tempo certo.

A dieta espiritual ideal consiste em conhecermos sua palavra e aplicá-la em nosso dia-a-dia, frutificando para o testemunho da salvação, que nos transforma os corações em Cristo. A dieta espiritual eficaz permite fortalecer-nos o espírito, para então multiplicarmos sustentados de fé em fé.

Que nossas refeições sejam completas e plenas de nutrientes. De modo que qualquer fraqueza seja revertida em força e confiança em Deus.

Um forte abraço.


Um comentário:

  1. Então temos que nos alimentar bem espiritualmente para então podermos frutificar.

    ResponderExcluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger