Provérbios - Lição VIII


Provérbios 4:1-9

1 Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento.2 Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu ensino.3 Quando eu era filho aos pés de meu, pai, tenro e único em estima diante de minha mãe,4 ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.5 Adquire a sabedoria, adquire o entendimento; não te esqueças nem te desvies das palavras da minha boca.6 Não a abandones, e ela te guardará; ama-a, e ela te preservará.7 A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento.8 Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará.9 Ela dará à tua cabeça uma grinalda de graça; e uma coroa de glória te entregará.

Salomão inicia esse capitulo mais uma vez falando da importância da sabedoria, e exortando os filhos a que estejam atentos ao que dizem seus pais, quando orientam a adquirirem conhecimento e entendimento. Porém ele introduz uma ótica nova, demonstrando que a transmissão da ciência e da sabedoria ocorre através das gerações.

Também ele, Salomão, quando menino, ouvia seu pai Davi lhe dizer da importância da sabedoria e este lhe orientava, ainda tenro (vv 3). Essa tradição transmitida entre gerações ganhava tão grande importância, que podiam ser descritas como mandamentos, dada sua relevância na vida de quem lhes dedicava cumprimento e observância.

Ora, isso é extremamente diferente do que vivemos em nossa sociedade, mais principalmente no mundo ocidental. As novas gerações que têm acesso a uma infinidade de informações, julgam estarem melhor preparadas para viver, sabendo lidar mais facilmente com as realidades que a vida apresenta. Mas isso é apenas uma falsa sensação de superioridade intelectual, e uma armadilha astuta e perigosa.

O que vivemos hoje, em plena Era da Informação, é que jamais tanto conhecimento produziu tão pouca sabedoria. Nunca a sensatez de quem amealhou prudência por toda uma vida, foi tão irresponsavelmente desconsiderada. Desprezamos nossos velhos e com eles suas experiências, capacidade de julgamento e seus entendimentos. Resultado? Grande quantidade de conhecimento à mão, porém um enorme vazio de sensatez e nenhum aprendizado, pois incapaz de transformar o comportamento de quem o adquire.

Se sabedoria é um tesouro a ponto de Salomão sugerir que toda a possibilidade de ganho seja disponibilizado para lhe adquirir, numa demonstração ampliada de sua importância, obviamente ela será sempre transmitida entre gerações, pois os pais entesouram para os filhos e não o contrário, como afirma Paulo em 2 Coríntios 12:14.

Por fim Salomão reafirma que a sabedoria é capaz de enfeitar a aparência com relevante destaque, além de recompensar aquele que a adquiri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger