Provérbios - Lição XV



Provérbios 6:12-19 - ARC


"20  Filho meu, guarda o mandamento de, teu pai, e não abandones a instrução de tua mãe; 21 ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. 22 Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. 23 Porque o mandamento é uma lâmpada, e a instrução uma luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida, 24 para te guardarem da mulher má, e das lisonjas da língua da adúltera. 25 Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhares. 26 Porque o preço da prostituta é apenas um bocado de pão, mas a adúltera anda à caça da própria vida do homem. 27 Pode alguém tomar fogo no seu seio, sem que os seus vestidos se queimem? 28 Ou andará sobre as brasas sem que se queimem os seus pés? 29 Assim será o que entrar à mulher do seu próximo; não ficará inocente quem a tocar. 30 Não é desprezado o ladrão, mesmo quando furta para saciar a fome? 31 E, se for apanhado, pagará sete vezes tanto, dando até todos os bens de sua casa. 32 O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói-se a si mesmo, quem assim procede. 33 Receberá feridas e ignomínia, e o seu opróbrio nunca se apagará; 34 porque o ciúme enfurece ao marido, que de maneira nenhuma poupará no dia da vingança. 35 Não aceitará resgate algum, nem se aplacará, ainda que multipliques os presentes."


Retorna então o sábio ao tema recorrente e ao seu formato costumeiro; a sabedoria e a prudência como sustentação de suas atitudes cotidianas. Mas há uma ressalva a fazer. Podemos notar que repetidas vezes ao longo do livro até aqui, e isso acontecerá mais adiante outras vezes, ele cita o ensino do pai, a instrução da mãe, parecendo sempre complementares entre si.

Há comentaristas que detalham a exegese a ponto de concluir que tal tipo de instrução pertence ao papel do pai, e outro tipo à mãe. Eu entendo que o sábio está na verdade demonstrando que a família tem o papel de exercer influência na formação do caráter de seus jovens, de modo a constituir-lhes patrimônio moral e ético. Sim, porque ao contrário do costume moderno de entregar os filhos às escolas para serem educados pelos professores e funcionários dessas instituições, o papel da formação pessoal, afirma o sábio, é do pai e da mãe. Mais precisamente da família, e por quem quer que cumpra seus papéis.

Ora, os mandamentos dos pais e as instruções da mãe devem andar coladas ao corpo. Devem ser de fácil acesso. Devem influenciar sentimentos e impulsos, e por isso devem ser amarradas ao coração. Deve manter orientação para o que é probo, digno e louvável. Deve orientar a direção dos olhos, além de servirem de enfeites como jóias preciosas adornando o pescoço. Ata-as, e não as deixe em qualquer lugar. Quer acordado, quer dormindo, devem sempre fazer parte do seu dia-a-dia e de toda sua vida. Assim serão lâmpadas para o caminho. Sem contar o valor da correção e da disciplina. Outra prática decadente nos lares, que produzem filhos sem qualquer limite.

Novamente a sedução da adúltera tipifica a sedução do pecado. O fato da mulher casada ser novamente utilizada como personagem da sedução, propõe que o jovem seduzido considere como ato fortuito e sem conseqüências, o cair inocente e irresistivelmente em seus encantos. Ou em suas garras, se preferir. Fosse uma virgem ele estaria comprometido para toda a vida. Casada, porém, pensa ele se deliciará com seus amores, sem comprometer seu futuro. Imprudente e inconseqüente, diria o sábio. Não há como caminhar sobre brasa sem queimar os pés. Não se coloca fogo nas roupas sem que o corpo se queime.

MIchael Douglas e Glenn Close em Atração Fatal, 1987
Melhor seria o uso de uma prostituta, pois essa teria um preço e nada mais. Mas a adultera cobra sua vida. E antes que alguém se lance a imaginar que estou estimulando os jovens a que procurem profissionais do sexo para se satisfazerem, deixe-me esclarecer. Pois o que o sábio está falando abertamente, é que, fosse o impulso dirigido a uma prostituta, que tem um preço pela tarefa que realiza, o seu custo seria um preço. Mas ao cobiçar a mulher adultera, ao flertar com ela, sua vida corre grande e iminente perigo. A sedução da adúltera é caminho para a morte.

Todo crime tem um preço e o sábio demonstra isso. Pois o ladrão apanhado restituirá o objeto roubado até sete vezes mais, e notem, por mais aceitável que tenha sido sua motivação. Afinal, ele estava com fome. Ainda assim pagará com os bens que ainda tiver em casa, e por fim até com sua própria liberdade. Sua vida, no entanto, será preservada. Mas quem procura a adúltera, quem se deixa apanhar por sua sedução, quem se permite queimar em paixões por seus encantos, é louco e está perto de morrer.

O marido cuja mulher é apanhada em adultério ganha o direito de ressarcimento pelo dano moral. E esse ressarcimento é a morte de ambos; tanto a sedutora quanto o seduzido. E note que o adúltero não é considerado um coitado inocente, ainda que jovem. Antes tivesse atendido aos mandamentos de seu pai, e ouvido as instruções de sua mãe. Pois o marido tem sede de vingança, e por maior que lhes sejam os bens dados em ressarcimento, ele não abrirá mão da morte do jovem tolo e imprudente. Requerer tal reparo é seu direito e ele o utilizará cabalmente. Triste fim terá o tolo que não ouve seus pais.

Que o prazer de viver uma vida santa diante de Deus, nos inspire a guardar sua palavra em nossos corações, ensinando-nos a evitar a sedutora oferta do pecado, que a cada um se apresenta sempre como aquilo que nos é mais precioso e desejável. Lembre-se; o mel de hoje, pode ser o fel de amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger