Provérbios - Lição IV



Provérbios 1:20-33

20 Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças. 21 Nos portões das cidades e em todos os lugares onde o povo se reúne, ela está gritando alto, assim: 22 – Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão? 23 Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês. 24 Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram e não me deram atenção. 25 Vocês rejeitaram todos os meus conselhos e não quiseram que eu os corrigisse. 26 Assim, quando estiverem em dificuldades, eu rirei; e, quando o terror chegar, eu caçoarei de vocês. 27 Zombarei de vocês quando o terror vier como uma tempestade, trazendo fortes ventos de dificuldades. Eu rirei quando estiverem passando por sofrimentos e aflições. 28 Então vocês me chamarão, mas eu, a Sabedoria, não responderei. Vão procurar por toda parte, porém não me encontrarão. 29 Vocês não quiseram a sabedoria e sempre se recusaram a temer a Deus, o Senhor. 30 Não aceitaram os meus conselhos, nem prestaram atenção quando os corrigi. 31 Portanto, receberão o que merecem e ficarão aborrecidos com as coisas que fizeram. 32 Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos. 33 Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranqüilo e não terá motivo para ter medo de nada.


Na parte final do primeiro capítulo de Provérbios, o autor decide tornar impossível qualquer desculpa para não agir sabiamente, principalmente as que se utilizassem do desconhecimento dela ou de sua inacessibilidade. Afinal, “ela grita nas ruas e nas praças”, lugares públicos e de acesso fácil e gratuito. Uma alegoria que pretendia dizer o quanto a sabedoria está próxima e acessível a todos os que a pretenderem.

Mais adiante então ele faz uma confrontação mais séria e importante. Quem não age com sabedoria, age loucamente. E por que loucamente? Porque não é uma atitude inocente, mas antes uma escolha consciente, uma rejeição propositada ao conselho e à instrução. Isso fica claro nos versículos 24 e 25.

Concluindo o capítulo, o sábio relaciona as conseqüências da rejeição e da aceitação da sabedoria, apontando a morte e a vida tranqüila respectivamente, confrontando-as. No final das contas, as circunstâncias da vida e não os fatos isolados, não passam de um conjunto de reflexos, da perícia com que cada um conduz suas decisões e escolhas no cotidiano.

Que nossas escolham estejam sempre voltadas para uma decisão pensada e sábia, sustentadas no temor ao Senhor.




Um comentário:

  1. Agir loucamente conscientemente, e uma das coisas que mais ando feito ultimamente...

    ResponderExcluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger