Exercício 029 - Quando a luz dos olhos... nossos


Por Jânsen Leiros Jr


33 Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz. 34 A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso. 35 Vê, então, que a luz que há em ti não sejam trevas. 36 Se, pois, todo o teu corpo estiver iluminado, sem ter parte alguma em trevas, será inteiramente luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor."
Lucas 11:33-36 - JFA

Há uma interessante circunstância nessa passagem. Ela registra o uso de um mesmo provérbio aplicado em uma outra situação[1], ainda que não cause qualquer conflito. Isso porque o mote do provérbio, que é a luz, e o seu papel revelador como a que desfaz a escuridão, é utilizado como princípio central do ensinamento de Jesus em ambas as ocasiões. A luz revela o que antes se encobria em trevas. A luz traz ao conhecimento, aquilo que se desconhecia. A luz ilumina o caminho a ser trilhado[2].

A citação do provérbio é extremamente adequado para o contexto precedente, em que os líderes religiosos tentavam impedir que a luz que brilhava, revelasse a verdade sobre si mesmos e sobre o próprio Jesus. Eles tentavam esconder a luz da lâmpada[3].

Quando, pois, os teus olhos forem bons, (...) forem maus, obviamente não se refere aos olhos físicos, mas ao olhar, àquilo que se enxerga seguindo a disposição do coração. Um olhar crítico e desconfiado, provocará uma reação física e mental de defesa e sobre-salto, que jamais permitirá uma percepção isenta e saudável, seja lá do que se tratar a avaliação. Por outro lado, um olhar compadecido e misericordioso, percebe oportunidades para agir em favor do necessitado, sempre orientado pela luz que direciona o caminho.

Um outro aspecto também implícito no texto, é o da boa vontade como tradução da luz em nossos olhos. Aqueles religiosos claramente pretendiam obstruir a luz que revelaria a verdade sobre o Messias, fundamentadas que estavam suas atitudes em imensa má vontade com relação a Jesus. Tanto que quando o acusam de impostor e lhe pedem cinicamente um sinal do céu, na verdade tentam dizer a Jesus: Você é o culpado por não acreditarmos em você.

Se portanto os olhos refletirem luz, todo o corpo estará iluminado; coração e mente, orientando o indivíduo na condução de suas atitudes e pensamentos, na medida em que se deparam com as confrontações cotidianas da vida real.


Refletindo o Exercício

O reino de Deus não se forma por nepotismos. Ser filho ou filha de pessoas piedosas não garante salvação, bem como não determina o grau de relacionamento com Deus. O reino de Deus é formado por filhos e filhas de um só pai, filhos gerados pela graça de Deus.



[1]  Mateus 5:15; Marcos 4:21
[2]  Salmos 119:105; Provérbios 6:23
[3]  Salmos 132:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger