Exercício 037 - Hipócritas sabem o que dizem não saber


Por Jânsen Leiros Jr


"49 Vim lançar fogo à terra; e que mais quero, se já está aceso? 50 Há um batismo em que hei de ser batizado; e como me angustio até que venha a cumprir-se! 51 Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, eu vos digo, mas antes dissensão: 52 pois daqui em diante estarão cinco pessoas numa casa divididas, três contra duas, e duas contra três; 53 estarão divididos: pai contra filho, e filho contra pai; mãe contra filha, e filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra.  

54 Dizia também às multidões: Quando vedes subir uma nuvem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva; e assim sucede; 55 e quando vedes soprar o vento sul dizeis; Haverá calor; e assim sucede. 56 Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo?  

57 E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo? 58 Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura fazer as pazes com ele no caminho; para que não suceda que ele te arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho, e o meirinho te lance na prisão 59 Digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o derradeiro lepto."
Lucas 12:49-59 - JFA

Chegamos a um trecho de grande controvérsia a respeito de sua interpretação. E confesso que levei dias meditando se não seria mais fácil seguir os comentaristas renomados e suas abordagens comumente aceitas. Até porque não há qualquer equivoco em suas argumentações, sendo-lhes a coerência fiel colaboradora. Não podemos, contudo, seguir o trabalho dos mestres, sem antes entender o que nos toca o coração e nos enriquece a alma a cada trecho do texto sagrado. Não são esses os nossos Exercícios Diários? Não posso negar-me a esse labor.

Por essa razão, e divergindo da maioria dos excelentes teólogos, penso que ao dizer Vim lançar fogo à terra, Jesus se refere ao fogo que queimará a palha[1], referindo-se claramente à separação do joio (palha) e do trigo, do juízo que separa um do outro, e que conduzirá uns para o reino, mas a outros ajuntará para ser consumido no fogo. Não se refere ao fogo do juízo final, pois este não estaria condicionado a ocorrer na sequência de sua morte, batismo a que se refere adiante, e pelo qual se angustia.

E que mais quero, se já está aceso? Essa é uma tradução possível, que coloca o fogo como já acesso. Essa tradução sugere que tal separação iniciou-se desde o princípio do ministério de Jesus, e se alimentava e se alimenta até hoje, da escolha que cada indivíduo faz diante da pregação do evangelho, e da morte e ressurreição de Jesus.

E como gostaria que já estivesse em chamas? Já essa segunda possibilidade de tradução, supõe que a separação se iniciará tão logo ocorra o batismo pelo qual Jesus haveria necessariamente de passar, ainda que doesse e o angustiasse, como ele mesmo declarou na sequência do texto.

Seja uma ou outra a tradução mais correta, o mais importante é que Jesus, se utiliza de uma declaração desconcertante para dizer que ele não trará a paz decorrente da convergência de interesses, pensamentos e sensações. Muito pelo contrário, a partir das escolhas individuais que cada ser humano viesse a fazer a seu respeito, as relações mais íntimas sofreriam abalos representativos, a ponto de pais estarem contra filho, assim como os filhos estariam contra seus pais. A separação do juízo jaz à porta.

Ora, o povo de Israel habitava uma região altamente influenciada pelas condições geográficas. Os judeus sabiam facilmente prever o clima a partir de suas manifestações. Como então estariam cegos às circunstâncias e ambientações que se avizinhavam, senão pela conveniência e dureza de seus corações? Afinal, hipócritas sabem o que fingem não saber.

Por isso Jesus faz uma última advertência para que haja reconciliação a caminho do juízo. Porque depois de chegado diante do juiz não haverá mais qualquer possibilidade de reconciliação. Ninguém se livrará do castigo. Mas enquanto se encaminha para o fim, e todos estamos a caminho dele, há tempo para se reconciliar. Ou será que alguém prefira ser palha ao fogo, do que trigo recolhido ao celeiro do Senhor?


Refletindo o Exercício

Há muitos que acreditam ser o evangelho uma filosofia de vida para o bem, e se escondem atrás de uma capa de "bondade" e "caridade", não se reconciliando verdadeiramente com Deus, a quem ninguém, por mais artista que seja, conseguirá jamais enganar ou esconder o coração. Que o tempo se torne aliado à redenção, e não um algoz à perdição.



[1]  Isaías 33:11; Mateus 3:11-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger