Provérbios - Lição III



Provérbios 1:10-19

10 Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe. 11 Eles poderão dizer: “Venha, vamos matar alguém! Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes! 12 Estarão vivas e com saúde quando as encontrarmos, mas nós acabaremos com elas. 13 Acharemos todo tipo de riquezas e encheremos as nossas casas com as coisas roubadas. 14 Venha com a gente, que nós repartiremos o que roubarmos!”
15  Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles. 16  Eles têm pressa de fazer o mal e estão sempre prontos para matar. 17  Não adianta armar uma arapuca enquanto o passarinho estiver olhando. 18 No entanto esses homens estão preparando uma armadilha onde eles mesmos morrerão. 19  O que acontece com quem fica rico por meio da violência é isto: acaba sendo morto.



Depois de explicar os motivos e objetivos de Provérbios e lançar a base primordial da Sabedoria, Salomão introduz o seu inverso; a estupidez ou mais comumente chamada loucura.

Parece óbvio que ninguém minimamente orientado se prestaria a dar ouvidos ao convite usado no texto. Porém ele adverte que ninguém arma arapuca diante dos pássaros, pois estão olhando. Mas as armadilhas do dia-a-dia são muitas e não são tão fáceis de serem notadas. Não só ocorrem, como por vezes são criadas por nós mesmos e por nossos desejos e inclinações mais íntimas.

Por isso Salomão alerta contra a sedução do mal. Não há nada mais natural do que pretender ter bens, sem que para isso seja necessário o trabalho e o cansaço. A forma de conseguir isso, porém pode ser repugnante e estúpida.

O livro de Salmos começa com um alerta semelhante e contundente: Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Quase um passo a passo da loucura. Andar, parar e sentar. Acomodação confortável junto aos maus.

Assim, o autor afirma que, tendo a instrução e os conselhos dos pais, e o temor a Deus, é loucura ou estupidez dar ouvidos à sedução do mal. Além de afirmar que o que se conquista com violência ou intimidação, obviamente leva à morte.

Que a sabedoria de Deus nos dê o discernimento necessário, para que as armadilhas da vida não nos engane e nos consuma.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Brenda, que bom que lhe foi relevante. Obrigado por seu comentário e incentivo. Que Deus em tudo e por tudo seja sempre louvado. Um forte abraço...

      Excluir
  2. Que Deus ajude e capacite a todos os país a orientar bem seus filhos para não serem seduzidos por essa vontade de obter as coisas alheias de maneira "fácil"e violenta,que consigamos ensinar que mesmo trabalhoso é maravilhoso e benéfico à nós mesmo conquistar o que queremos por meio de esforço e trabalho ,só assim as violências e roubos diminuíram....

    ResponderExcluir
  3. Cara muito obrigado! Esse texto me ajudou muito eu li mas não estava conseguindo compreender o versículo 17 mas depois desse texto tudo faz sentidos temos que estar sempre atentos as armadilhas que nos são colocadas diariamente

    ResponderExcluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger