Provérbios - Lição I



Provérbios 1:1-7

1 Provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel.
2 Estes provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos. 3 Eles nos ensinam a vivermos de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos. 4 Podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados. 5 Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos, 6 fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar.
7 Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.


Salomão, afirma a Bíblia, foi o homem mais sábio que já viveu no mundo. Em I Reis 4:29-31 o narrador afirma: 29 Deus deu a Salomão sabedoria, entendimento fora do comum e conhecimentos tão grandes, que não podiam ser medidos. 30  Salomão era mais sábio do que qualquer homem do Oriente ou do Egito.   31 Ele era mais sábio do que todos os homens...

Tal condição o credencia a escrever o livro de Provérbios e a transmitir conceitos, preceitos e a doutrina de Deus a quem, como ele mesmo cita, deve a instrução para conduzir o povo de Israel.

Nessa introdução Salomão apenas define as pertinentes abrangências da sabedoria, e sua aplicação prática na vida cotidiana. Mas ele faz um alerta veemente. Antes de qualquer provérbio ser dito, antes de qualquer ensinamento ser passado, ele adverte que qualquer orientação só terá efeito, a partir do temor a Deus. Quem não teme, não é capaz de obedecer. E como quem não obedece não se importa com qualquer instrução, pois transgride por princípio de vida, logo quem não teme não terá qualquer condição de agir com sabedoria.

Temor não é medo ou horror. É respeito venerável. É submissão consciente. Um reconhecimento da superioridade daquele que criou, amou e resgatou. Temor á adoração.

O tolo não quer aprender. Não quer ser sábio. Despreza o ensino e desqualifica seu conteúdo, banalizando o orientador. Afinal, a instrução e o ensino, se ouvidos e apreendidos, lhe impedirá de ser e fazer tudo aquilo que insensatamente planejou ou planeja realizar.

Mas nesse espaço quem fala é o autor de Provérbios. Deixemo-lo a vontade falar ao seu coração.

3 comentários:

  1. E quando esse desejo de fazer o mal surge do "nada" sem influencia de nenhum ser humano, ou amigo... ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda, boa noite. Gostaria de lhe ajudar, mas o que exatamente você pergunta? De onde vem essa vontade de fazer o mal? É isso? Sem qualquer influência? Se eu entendi certo, essa vontade está em nós, como diz Tiago 1:13 Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. 14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
      Paulo também fala isso em Romanos 7:21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
      Note que temos inclinações que influenciam nossos impulsos e atitudes, mas que não são determinantes para que tais se deem, uma vez que somos nós que no final das contas optamos pelo mal, quando por ele optamos.
      Sinto não poder dizer nada mais que isso, sendo apenas o que me foi possível entender de seu questionamento. Espero ter ajudado. Que Deus abençoe seu coração e mente.
      Um forte abraço...

      Excluir
  2. Temer à Deus e mesmo assim deixar suas vontades e impulsos falaram mais alto,será que então não se tem o temor ou a fraqueza da carne fala mais alto !?será que o não arrependimento dos seus atos o torna uma pessoa ruim ??

    ResponderExcluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger