Exercício 021 - Ide ovelhas aos lobos


Por Jânsen Leiros Jr


1 Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. 2 E dizia-lhes: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. 3 Ide; eis que vos envio como cordeiros ao meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem alforge, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho. 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz seja com esta casa. 6 E se ali houver um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; e se não, voltará para vós. 7 Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa. 8 Também, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que puserem diante de vós.  9 Curai os enfermos que nela houver, e dizer-lhes: É chegado a vós o reino de Deus. 10 Mas em qualquer cidade em que entrardes, e vos não receberem, saindo pelas ruas, dizei: 11 Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós. Contudo, sabei isto: que o reino de Deus é chegado. 12 Digo-vos que naquele dia haverá menos rigor para Sodoma, do que para aquela cidade.  

13 Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito, sentadas em cilício e cinza, elas se teriam arrependido. 14 Contudo, para Tiro e Sidom haverá menos rigor no juízo do que para vós. 15 E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o hades descerás.  

16 Quem vos ouve, a mim me ouve; e quem vos rejeita, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. "
Lucas 10:1-16 - JFA

Ainda falando de dedicação e disposição para servir no reino, diferentemente do jovem que desculpou-se por precisar enterrar seu parente, ou mesmo dos que lançam a mão no arado e voltam atrás, agora um numero ainda maior de discípulos (antes haviam sido apenas doze) se disponibiliza a ir pela Judéia, pregando o evangelho do reino, adiante de Jesus nas cidades por onde passariam, no firme propósito de ir até Jerusalém.

Eles receberam igual instrução quanto a nada levarem, que lhes pudesse garantir qualquer segurança ou sustento. Isso claramente nos ratifica que a pregação do reino não pode ser assumida como carreira profissional de retorno financeiro, senão como um permanente convite a se lançar à providência divina, para tudo e qualquer coisa que se destine a suprir as necessidades básicas da vida cotidiana; o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E não só o sustento seria uma questão de fé, mas também a segurança da própria vida. Os riscos seriam grandes, pois os cordeiros enviados aos lobos indicam que somos servidos como presas ao mundo.

Há porém algumas diferenças nesse relato. Jesus alerta que a seara é grande. O mundo a ser conquistado é vasto, e na prática muito maior do que é possível cobrir os trabalhadores existentes. Por isso precisamos pedir a Deus que esse número cresça, para que a tarefa de plantar o reino de Deus e colher os frutos de arrependimento, possa ser realizada por um número maior de ceifeiros.

Mais uma vez Jesus chamou atenção para a reação à rejeição. Fica claro que não há qualquer imposição em receber o reino de Deus. Mas aqui faz uma advertência, pois cidades antigas não tiveram a mesma sorte que as de então, pois não lhes havia sido pregado o que agora era. Bem como o mundo atual, dado o testemunho crescente e ainda mais contundente da igreja, terá ainda menos desculpa por rejeitar a graça da salvação.

Por fim, a missão de pregação do evangelho da salvação quem nos é confiada, é referendada como vontade de Deus, à medida que quem nos ouve, ouve ao próprio Jesus, e quem a ele recebe, recebe ao Pai, que o enviou. O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Assim pois quem o rejeita, rejeita Aquele que o entregou por nós.

Refletindo o Exercício

Quantos vivem esperando o tempo ideal e oportuno para cumprirem o "ide", quando na verdade esse tempo é sempre presente; aqui e agora. Já deu seu testemunho de fé hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger