domingo, 29 de novembro de 2015

Mãos lavadas, corações não



Por Jânsen Leiros Jr.


37 Acabando Jesus de falar, um fariseu o convidou para almoçar com ele; e havendo Jesus entrado, reclinou-se à mesa. 38 O fariseu admirou-se, vendo que ele não se lavara antes de almoçar. 39 Ao que o Senhor lhe disse: Ora vós, os fariseus, limpais o exterior do corpo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade. 40 Loucos! quem fez o exterior, não fez também o interior? 41 Dai, porém, de esmola o que está dentro do copo e do prato, e eis que todas as coisas vos serão limpas.  

42 Mas ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo da hortelã, e da arruda, e de toda hortaliça, e desprezais a justiça e o amor de Deus. Ora, estas coisas importava fazer, sem deixar aquelas. 43 Ai de vós, fariseus! porque gostais dos primeiros assentos nas sinagogas, e das saudações nas praças. 44 Ai de vós! porque sois como as sepulturas que não aparecem, sobre as quais andam os homens sem o saberem."
Lucas 11:37-44 - JFA

Jesus acabara de confrontar os líderes religiosos, chamando-os de geração perversa. Não foi por esse elogio que o convidaram para almoçar. Provavelmente o queriam observar mais de perto, em condições mais informais, mais íntimas, onde ele pudesse agir mais naturalmente. Como será que se comporta ou pensa esse Jesus, fazendo coisas corriqueiras do cotidiano, devia ser a pergunta recorrente na cabeça daqueles líderes.

Não havia, porém, apenas curiosidade em suas intenções, mas também maldade; Jesus não os havia chamado de perversos sem razão. E essa maldade logo se traiu, quando o Mestre tomou lugar à mesa sem antes lavar as mãos. Todos os olhares estavam voltados para Jesus e para tudo o que ele fizesse, assim como os ouvidos para que o que ele dissesse.

Há que se ressaltar aqui a coragem e a ousadia de Jesus. É claro que ele conhecia as verdadeiras intenções dos fariseus ao lhe convidarem para almoçar; sabia que era uma armadilha[1]. Ele, no entanto, não só aceitou o convite, como os confrontou logo após sua chegada, ferindo uma tradição cerimonial pretensamente piedosa, tornando-se motivo de espanto e alvo de crítica. Tradição, porém, não é lei, não havendo nesse fato pecado algum do qual pudessem acusá-lo.

A tradição de lavar as mãos antes das refeições representava uma purificação cerimonial, pois poderia ter havido qualquer contaminação durante o tempo passado na rua, não por uma bactéria qualquer (eles ainda não possuíam tal conhecimento científico), mas por tocar em algum gentio, ou em algum objeto por estes manipulado. As tradições cerimoniais judaicas eram repletas de minúcias superlativamente acrescidas por princípios humanos, que tornavam suas observâncias motivo de grande orgulho pessoal e soberba religiosa. Não passavam porém de máscaras piedosas, das quais se valiam os fariseus, para passarem aparência ilibada, proba e insuspeita. Em outra ocasião Jesus os chamaria de sepulcros caiados.

Regras. Esse era todo o entendimento conveniente que faziam da religião. Regras de conduta e procedimentos, que seguidas à risca, entorpecia de orgulho religioso seu rigoroso cumpridor, que poderia assim se considerar merecedor da boa condição social que ocupava, devido a ser considerado por todos um religioso proeminente. Tanto que no cumprimento dessas regras estabelecidas pela tradição, chegavam a exageros de dizimar hortaliças e coisas ínfimas, num pietismo frívolo apontado por Jesus como inútil, uma vez que os princípios centrais da piedade, eram a justiça e o amor de Deus, coisas das quais seus corações legalistas estavam longe demais de praticar.

Ai de vós, fariseus, que amam parecer o que não são. Que buscam os elogios e o reconhecimento humanos, ainda que firmando-se em comportamento fraudulento e insincero, em que a probidade e a pureza aparente, encobre mazelas e podridões ocultas em suas almas, plenas de malícias e engodos. Tais são como sepulturas não demarcadas, nas quais os desavisados se tornam impuros ao tocarem, ao conviverem, pois vivem de enganar o que realmente são.

Somos constantemente tentados a levarmos uma vida religiosa de fachada, em que o que parecemos ser é preferivelmente mais importante do que tudo o que realmente somos. Flertamos o tempo todo com uma dissimulada hipocrisia litúrgica latente, eivada de pietismo frívolo e desimportante; vaidade de vaidade... É preciso ter a coragem de sermos verdadeiros, caminhando para um alvo; corações puros, e não apenas mãos lavadas.



[1]  Provérbios 1:17

3 comentários:

  1. Maravilhoso, perfeito! Que coisa boa ver gente multiplicando os talentos. Deus continue a fluir através dos seus escritos, pois eles edificam a mim e a muitos!!! Paz e bem. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom é contar com o incentivo e as orações de vocês, e especialmente das suas que me acompanham tão de perto. Que Deus continue a edificar seu coração e mente, para crescimento nele, e glorificação de seu nome.
      A Deus toda a honra e louvor.
      Um forte abraço...

      Excluir
  2. Claro 💺 uma clareza dessas só dá vontade de sentar contigo e ouvir mais.
    E saiba eu vou ler esse estudo no meu grupo de oração do WhatsApp.
    Pronto já vou espalhar
    Um cheiro.
    Fica na paz 👀

    ResponderExcluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger