Exercício 012 - Onde está a nossa fé?



22 Ora, aconteceu certo dia que entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos à outra margem do lago. E partiram. 23 Enquanto navegavam, ele adormeceu; e desceu uma tempestade de vento sobre o lago; e o barco se enchia de água, de sorte que perigavam. 24 Chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. 25 Então lhes perguntou: Onde está a vossa fé? Eles, atemorizados, admiraram-se, dizendo uns aos outros: Quem, pois, é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?"

Lucas 8:22-25 - JFA

Esse é um texto bastante conhecido, mesmo fora dos grupos cristãos. A narrativa de Jesus acalmando a tempestade é quase sempre retratada nos filmes que retratam seu ministério, comumente incluídos na grade de programação das emissoras de TV durante a Semana Santa ou no Natal. Há detalhes nesse episódio, porém, que seria bom relembrarmos ou nos determos para observação.

O texto chama lago àquela massa de água, mas tratava-se do Mar da Galiléia, cruzado por Jesus e seus discípulos muitas outras vezes. Portanto, não estavam realizando nenhuma travessia desconhecida. Sendo boa parte dos discípulos pescadores, podemos supor que essa tarefa lhes era absolutamente normal. Havia alguns especialistas a bordo.

Tendo passado horas falando e se deslocando por terra, como era seu costume dado o ritmo de seu ministério, Jesus adormeceu durante a travessia. Ele devia estar bastante cansado, pois não acordou mesmo com o balanço excessivo da embarcação.

O Mar da Galiléia apresenta características geográficas bastante curiosas, que propiciam variações climáticas repentinas. Bem como a vida que, sempre dinâmica, está constantemente a nos surpreender com condições e circunstâncias que nos causam preocupações e desconfortos, quando não pânico e terror.

Mesmo com experientes pescadores à bordo, os discípulos se assustaram com os riscos e a iminente possibilidade de naufragarem. O barco sofria com as ondas e o vento que lhe açoitava. Um outro fato devia tê-los deixado bastante intrigados; Jesus se mantinha dormindo, ainda que o barco sacudisse o bastante para acordar qualquer pessoa que estivesse dormindo nele. Nem os solavancos e nem o perigo de naufrágio acordara Jesus. Ele dormia sem sequer se abalar.

Mestre, mestre, estamos perecendo. Ao acordarem Jesus, obviamente eles não imaginavam o que estava por acontecer. A probabilidade do naufrágio deve tê-los feito imaginar que precisavam acordar Jesus, caso precisassem nadar para se salvarem. Mas Jesus os surpreende, e levantando repreendeu o vento e as ondas do mar. Mas olhando para seus discípulos pergunta: Onde está a vossa fé?

Os discípulos trocam assim o pavor e o medo de naufragarem, pelo espanto e admiração; quem é este? Ali estava alguém que não demonstrava mais poder apenas sobre doenças, demônios ou morte. Ele agora apresentava autoridade sobre as forças da natureza, sabidamente possível, entre os judeus, apenas a Deus, criador dos céus e da terra e tudo o que neles há.


Refletindo o Exercício

Onde está a nossa fé? Pensamos por vezes que Jesus está dormindo diante de nossa angústia e aflição. Mas não está. Afinal, tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger