Exercício 015 - Evangelho; queremos sua dedicação total



1  Reunindo os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curarem doenças; 2 e enviou-os a pregar o reino de Deus, e fazer curas, 3 dizendo-lhes: Nada leveis para o caminho, nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas. 4 Em qualquer casa em que entrardes, nela ficai, e dali partireis. 5 Mas, onde quer que não vos receberem, saindo daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles. 6 Saindo, pois, os discípulos percorreram as aldeias, anunciando o evangelho e fazendo curas por toda parte.  

7 Ora, o tetrarca Herodes soube de tudo o que se passava, e ficou muito perplexo, porque diziam uns: João ressuscitou dos mortos; 8 outros: Elias apareceu; e outros: Um dos antigos profetas se levantou. 9 Herodes, porém, disse: A João eu mandei degolar; quem é, pois, este a respeito de quem ouço tais coisas? E procurava vê-lo.  

10 Quando os apóstolos voltaram, contaram-lhe tudo o que havia feito. E ele, levando-os consigo, retirou-se à parte para uma cidade chamada Betsaida. 11 Mas as multidões, percebendo isto, seguiram-no; e ele as recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura."

Lucas 9:1-11 - JFA

No texto de hoje Jesus faz o seu primeiro envio missionário. Uma espécie de ensaio da missão que todos nós receberíamos mais adiante, de pregar o evangelho por todo o mundo, a toda criatura. E essa deve ter sido uma experiência e tanto para os discípulos, que até bem pouco tempo, estavam ocupados com o sustento de suas próprias vidas. Cada qual por si e pelos seus.

E não era apenas um envio às escuras, sem que soubessem o que iriam encontrar pela frente. Eles também não poderiam levar mantimentos, qualquer coisa que garantisse o mínimo para o seu sustento. Deveriam ir por fé, dependentes exclusivamente da providência e do cuidado de Deus. E isso tem um efeito inspirador contundente, à medida que diz para eles mesmos, o quanto a bondade de Deus age cuidando daqueles que se dedicam ao seu reino.

Há ainda um fato relevante. Foi-lhes concedida autoridade... Autoridade para replicarem os mesmos feitos de Jesus, desde expulsarem demônios até curarem enfermos. Resgate e livramento, enquanto anunciariam o evangelho do reino de Deus. Portanto uma missão de confiança e fé.

O movimento que tanto Jesus quanto seus discípulos causavam por toda a Judéia, intrigava Herodes que não entendia como podia, ainda que tivesse mandado decapitar João Batista, ainda houvesse grande alarido na região. Nada poderia impedir a vontade de Deus.

Ao retornarem os discípulos, estavam repletos de novidades para contar para Jesus, sobre o que haviam realizado e de que forma o tinham feito. Para saber de tudo e conseguir um pouco de descanso, Jesus se retira com eles para um lugar em separado. As multidões porém, ao saberem os acompanharam, levando consigo suas demandas de toda sorte. Ainda que precisando de privacidade, Jesus não deixa de acolhe-los, servindo-os e atendendo-os em suas necessidades.


Refletindo o Exercício

Quantas questões e garantias esperamos para atender ao chamado de Deus? Desculpas e argumentos são constantes em nossas avaliações. Fazemos racionalização de nossos medos e egoísmos.
O trabalho no reino requer dedicação integral e devotada. Nosso descanso, afinal, não é aqui.

Um comentário:

  1. Parece estranho um cristão dizer isso: mas como é difícil confiar em Deus, depender única e exclusivamente de seu cuidado. Realmente sempre queremos garantias... Ele, na linguagem de hoje... "Se jogava na vontade do pai"...

    ResponderExcluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger