Parte 02 - Um caos primordial



I – História das origens do universo e da humanidade (1:1 – 11:32)
A.   A criação do universo e da vida (1:1 – 2:3)

Capítulo 1

Ainda na eternidade...

2 A terra, porém, estava[1] sem forma e vazia[2]; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.[3].



[1] (1:2) estava, hebr. hayetâ

Alguns teólogos e exegetas sugerem que a tradução aqui pode ser “tornou-se” como em Js. 14:14; Sl. 114:2 e Jr. 12:8 (Alfalit). Esta palavra, contudo, não se encontra assim traduzida, neste versículo, em nenhuma versão em português, nem mesmo na própria Bíblia Alfalit. É ainda pouco provável e aceitável tal tradução, uma vez que a expressão hayetâ é utilizada como predicativo, sugerindo condição anterior já não existente: “A terra estava...”, ou “A terra era...”.

[2] (1:2)  sem forma e vazia, hebr. tohû e habohû

As outras duas vezes em que estas palavras aparecem em conjunto no texto bíblico, são em Is. 34:11 e Jr. 4:23. Segundo algumas traduções transmitem, respectivamente,  a idéia de destruição e ruína sempre em conseqüência do juízo divino. Há uma corrente do pensamento teológico que vê aqui um registro sub-reptício de que a terra tenha sido destruída pelo Senhor, quando da rebelião de Satanás e seus anjos (Is. 14:12 e Ez. 28:12). O verso 2, então, seria a narrativa da recriação do planeta, como defende o Conceito da Recriação, já citado anteriormente.  Tal teoria tenta lançar alguma luz sobre como se teria dado o juízo de Deus contra Satanás e suas conseqüências no planeta.

Há porém algumas considerações a se fazer, levando-se em conta  alguns princípios sistemáticos no âmbito das revelações contidas na própria narrativa da criação, com ajuda de alguns outros trechos do Antigo Testamento.
a)    Considerar que a primeira criação possa ter sido destruída por ocasião da rebeldia de Lúcifer, implica em entendermos uma certa frustração nos planos divinos, uma vez que após todo o trabalho criacional, por conta do diabo, Deus seria obrigado a exercer juízo e destruir toda a sua criação a ponto de deixá-la um caos, para o qual, segundo Isaías, ela não foi criada (Is. 45:18).
b)    Caso isso fizesse parte dos planos de Deus, que relação teria com a humanidade, que foi e é o objetivo final da criação? Teria sido um fato totalmente sem aplicação para a vida do homem, não servindo sequer de exemplo, uma vez que tem como protagonista um ser essencialmente diferente do homem. É importante frisar que não encontramos em toda a escritura, fato algum sem propósito claro e bem definido. Nenhum grande princípio relevante para o relacionamento da criatura com seu criador deixou de ser revelado e constar neste livro sagrado. Não há revelação de relevância salvífica que já não tenha sidoexplicitada na Bíblia (ver Gn. 40:8; Dn. 2:28 e Am. 4:13).
c)     Pode-se considerar ainda, que a rebeldia de Satanás não parece ter relevância alguma nem mesmo para o próprio Deus, uma vez que toda a criação é concluída numa narrativa positiva de perfeita adequação ao Seu propósito. Até a Queda do homem não parece haver sombra alguma do mal pairando sobre a criação.

A expressão, portanto, mais indica a condição inicial de alguma matéria-prima criada por Deus, de cujos elementos o Criador se encarregaria de usar para formar e fazer toda sua criatura (Is. 43:7), como um artista plástico. Podemos ainda comparar tal circunstância com a gestação de uma criança, onde no útero materno, até o início da formação do embrião, há um cenário sem forma e vazio.

Tal interpretação empresta maior relevância e conteúdo revelador da pessoa de Deus, uma vez que indica comparativamente o início de um processo gestacional do planeta, onde o Criador cuidará zelosamente para que tudo que antes tinha uma aparência de desolação e ruína, viesse a ser muito bom (Gn. 1:31), anunciando o poder restaurador de Deus e sua capacidade de trazer ordem ao caos.

[3] (1:2) Espírito de Deus, hebr. veruach Elohiym

A palavra ruach do hebraico, pode significar “espírito”, “vento”, “alento”, “respiração”, “ânimo” e “brisa”. Tais possibilidade vêem se alternando nas versões brasileiras, sem muito prejuízo ao sentido do texto, pois “...de Deus” é qualitativo de “ruach” e pairava dá a entender ação inteligente e voluntária, que não poderia ser exercida pelo vento, respiração ou alento. Mas se contextualizarmos a expressão, entendemos que se trata do Espírito Santo, uma vez que é citado para indicar que em todo aquele estado de caos e vacuidade em que a terra se encontrava, Deus estava presente e preparando uma mudança radical para aquela circunstância. Dizer que o Espírito de Deus pairava... significa que seu poder realizador estava presente, preparando tudo que iria existir em seqüência. Denota acima de tudo total envolvimento de Deus com sua criação.
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger