Exercício 032 - O que não engorda mata!


Por Jânsen Leiros Jr


1 Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou Jesus a dizer primeiro aos seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2 Mas nada há encoberto, que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser conhecido. 3 Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falaste ao ouvido no gabinete, dos eirados será apregoado."
Lucas 12:1-3 - JFA[1]

O capítulo 12 de Lucas pode ser considerado um único discurso contínuo. Porém, para efeito de nossos exercícios diários, nos manteremos isolando os textos pelos quais nos atraímos especialmente, dedicando-lhes maior labor e suor.

Jesus já não se encontrava mais na casa do fariseu que o convidara para almoçar. A presença de uma grande multidão que chega a se atropelar, demonstra que ele já não poderia estar no interior da residência. A hipocrisia dos fariseus, porém, continua sendo o mote de seu discurso, pelo menos nesses princípio do capítulo.

O motivo de tão grande ajuntamento de pessoas não é relatado no texto, porém é bem possível que o embate entre Jesus e os fariseus, iniciado antes do convide para o almoço, tivesse despertado grande interesse na multidão. Isso sem contar que a própria fama de Jesus, por seus discursos e maravilhosos feitos, já era o bastante para atrair grande multidão.

Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Jesus faz essa advertência dirigida preferencialmente aos seus discípulos, provavelmente porque esses presenciaram toda a confrontação que se seguiu, e como Jesus foi pressionado para tropeçar nas armadilhas encobertas nos questionamentos daqueles religiosos. O fermento incha a massa, mas não é massa. O fermento é utilizado como figura do que não é verdadeiro; do que não passa de aparência. O fermento está ligado à idéia do que encobre ou camufla alguma coisa que se pretende esconder, por vergonha ou dolo.

E o que seria o fermento dos fariseus, senão suas tradições, suas condutas pseudo-religiosas, suas interpretações convenientes e tendenciosas da lei, sua piedade fingida, seu legalismo opressor? Sim, porque nenhum til das escrituras do Antigo Testamento foi questionado ou contradito por Jesus. Porém não faltou crítica e confronto a tudo que não era legitimamente essência da lei ou do espírito da lei.

Tudo o que aquele fermento tenta esconder será revelado. Toda camuflagem será retirada, diz Jesus. Nada do que conspiram às escuras, deixará de ser divulgado à luz do dia. Nada permanecerá em oculto, porque toda hipocrisia será descoberta. Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falaste ao ouvido no gabinete, dos eirados será apregoado.


Refletindo o Exercício

Não podemos viver um evangelho de fachada. Somente a verdade de nós mesmos nos dará a força e a confiança que a legitimidade confere. Sendo o que somos, caminhando para sermos iguais a Cristo, é que trilhando o caminho passo a passo, testemunharemos com vidas dependentes da graça de Deus. Que o Senhor nos livre do fermento.


[1]  Ver também: Mt.10:26; 16:6; Mc.4:22; 8:15; Lc.8:17

Um comentário:

  1. Os títulos dos exercícios instigam a leitura, depois de lidos, percebo que sempre vale a pena se entregar...

    ResponderExcluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger