Exercício 011 - Novos laços de família



19 Vieram, então, ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele por causa da multidão. 20 Foi-lhe dito: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora, e querem ver-te. 21 Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a palavra de Deus e a observam."

Lucas 8:19-21 - JFA

Presente nos três primeiros evangelhos, a narrativa desse fato, tanto em Mateus quanto em Marcos aparece antes da parábola do semeador, tema de nosso exercício de ontem. E talvez Lucas o tenha colocado aqui, depois daquela parábola, dando ao ocorrido uma conotação de suplemento à mensagem anterior.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça[1] - diz Jesus ao encerrar a parábola do semeador. Quem está atento, que entenda e atenda - poderíamos tentar essa abordagem. A verdade é que o ouvir aqui vai além de simplesmente escutar, como uso pleno da capacidade sensorial da audição. Envolve também compreensão e atitude. Vede, pois, como ouvis[2].

A razão que leva a mãe e os irmão de Jesus a tentarem entrar em contato com Jesus não é clara em nenhum dos três evangelhos. Em Marcos, porém, há uma boa pista do que os motivava. E quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si[3].

Jesus já estava incomodando a muitos religiosos e principais entre os judeus. Não só chamava para si grande multidão, causando inveja aos demais rabinos, como também trazia uma mensagem diferente, cujo conteúdo poderia livrar os oprimidos do jugo dos mestres da Lei, e de outros tantos que vivam às expensas da piedade alheia; humildes e necessitados de cuidados da alma. Pretendendo desqualificá-lo, blasfemavam quanto a autoridade com que Jesus operava diversos milagres.

Preocupados que estavam com essa condição do irmão mais velho, trataram de buscar retirá-lo do centro das atenções. Provavelmente, o que mais importava a eles, era interromper Jesus naquela escalada de animosidades que se configurava. Pretendiam fazê-lo parar.

Percebendo a intenção de seus familiares, Jesus então reitera a questão do ouvir a Palavra de Deus e praticá-la. Meus laços são com aqueles que ouvem a voz de Deus e as praticam[4]. Ele não desconsidera os laços de sua família natural, o que mais tarde fica evidente quando dos últimos momentos de sua crucificação. Mas deixa claro que nada pode interferir no cumprimento da vontade de Deus em nossas vidas. Como ele[5], devemos cumprir a vocação que nos está proposta.


Refletindo o Exercício

Que laços ou compromissos nos impedem ou adiam de ouvir a vontade de Deus e praticá-la em nossas vidas. O que falta para seguir o propósito de Deus?


[1]  Lucas 8:8
[2]  Lucas 8:18
[3]  Marcos 3:21; ler vv. 20 a 30.
[4]  Efésios 2:19-22
[5]  João 17:4

Um comentário:

  1. "O que falta para seguir o propósito de Deus?"muitas das vezes o que falta é praticar seu primeiro mandamento ,ama-lò acima de todas as coisas,hoje amamos pessoas e coisas antes mesmo de amarmos a Deus em primeiro lugar,ou muitas das vezes tem pessoas que nem sabem o significado da palavra amar e só praticam o mal...

    ResponderExcluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger