Exercício 020 - Evangelho; caminho sem volta?


Por Jânsen Leiros Jr


51 Ora, quando se completavam os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. 52 Enviou, pois, mensageiros adiante de si. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe prepararem pousada. 53 Mas não o receberam, porque viajava em direção a Jerusalém. 54 Vendo isto os discípulos Tiago e João, disseram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir [como Elias também fez?] 55 Ele porém, voltando-se, repreendeu-os, [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.] 56 [Pois o Filho do Homem não veio para destruir as vidas dos homens, mas para salvá-las.] E foram para outra aldeia.  

57 Quando iam pelo caminho, disse-lhe um homem: Seguir-te-ei para onde quer que fores. 58 Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. 59 E a outro disse: Segue-me. Ao que este respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. 60 Replicou-lhe Jesus: Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos; tu, porém, vai e anuncia o reino de Deus. 61 Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus."
Lucas 9:51-61 - JFA

Diante da negativa sobre as pretensões de pousarem na hospedaria daquela aldeia samaritana, Tiago e João, indignados, queriam orar pedindo que o fogo consumidor de Deus destruísse aquele estabelecimento. Eles foram advertidos por Jesus, que não caberia qualquer retaliação a quem quer que fosse, pois seu papel era o de salvação e não de destruição de vidas humanas. Como havia ele mesmo orientado os discípulos anteriormente, não haveria de se impor a quem o rejeitasse.

Na verdade todo o texto acima falará sobre proximidade e aceitação de Jesus. Então ao primeiro que se aproxima ele diz que nada tem a dar em troca, se não a providência de Deus dia a dia, para o que é vital a um indivíduo. Nem lugar certo para repousar haverá. Já o segundo depois que ouve a resposta de Jesus, tenta arrumar uma desculpa. E tenta argumentar com uma desculpa, no seu entendimento, irrefutável. Mas Jesus lhe dá uma resposta ainda mais contundente, pois quem não escolhe estar com ele, está tão morto quanto aqueles que intenciona enterrar.

Mas a advertência mais forte é a final. Ela se assemelha ao mesmo comportamento da mulher de Ló, que livre da destruição de Sodoma e Gomorra, olha para traz, lamentando o que deixou. Olhar para traz, significa claramente não ter escolhido verdadeiramente abandonar o que lhe prendia. Significa preferir o que está fora do Reino, ou o que nele não pode entrar. Quem olha para traz, jamais abandonou a vida que levava. Apenas se enganou.
  


Refletindo o Exercício

Diante da vida desafiadora que o evangelho propõe, há os que claudicam e temem seguir abandonando tudo o que suas vidas lhes proporcionaram. É uma decisão que deve ser tomada com convicção e segurança de propósito. Voltar atrás, dirá alguém mais tarde, será como o porco que lavado retorna à lama.

5 comentários:

  1. Por isso que decidi me firmar para sempre. Chega de idas e vindas. Agradeço a Deus por ter me recebido de volta. As suas misericórdias se renovam a cada manhã,elas são a causa de não sermos consumidos.Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 Quão amável são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos!
      2 A minha alma suspira! sim, desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.
      3 Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde crie os seus filhotes, junto aos teus altares, ó Senhor dos exércitos, Rei meu e Deus meu.
      4 Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.
      5 Bem-aventurados os homens cuja força está em ti, em cujo coração os caminhos altos.
      Salmos 84:1-5
      É esse mesmo o sentimento que temos a nos aproximarmos do Senhor e de seu reino. Que Deus siga sustentando sua vida em confiança e coragem, para manter-se "firme e constante, sempre abundante no Senhor". Em tudo seja o Senhor louvado. Um forte abraço...

      Excluir
  2. Olhar para traz,significa claramente não ter escolhido verdadeiramente abandonar o que lhe prendia. Voltar atraz é como um porco que retorna a lama. Eu já voltei atraz e por mais de uma vez. Isso dignifica que eu nunca estive convicta do que quis então. Ou pelo menos não tive um propósito firme. Mas a bíblia também fala do filho pródigo, da dracma perdida, da ovelha perdida. Graças as misericórdias de Deus que se renovam a cada manhã eu voltei agora com o firme propósito de permanecer até o fim. Entendi que aconteça o que acontecer,haja o que houver,sinta o que quer que seja,eu tenho que continuar caminhando, seguindo em frente,não abandonar mais a fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu testemunho é inspirador. São muitos os que passam por isso. São muitos os que diante dos desafios da vida claudicam e titubeiam. Acho até que é mais comum do que s pensa. Olhamos pra trás por motivos diversos; sejam simples ou complexos. Afinal, seguir a Cristo é tomar a própria cruz, é seguir para a morte no caminho da ressurreição. Não me admira tropeçarmos. Mas se tropeçamos, sabemos que temos grande advogado. Pois a um coração contrito e quebrantado o Senhor não resiste.
      Que o Senhor nos capacite a seguir proclamando sua bondade e misericórdia.
      Um forte abraço...

      Excluir
  3. Amo ler a Palavra de Deus,o que quero mesmo e anseio é chegar ao céu. Apesar de que nessa caminhada com Jesus,eu já retrocedi por mais de uma vez,mas não mais o farei. Finalmente aprendi que tenho que perseverar ate o fim. Ele me recebeu de volta porque está escrito que as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã, essa é a causa de não sermos consumidos.Servimos a um Deus Clemente,Misericordioso, Compassivo e que se arrepende do mal.Mas sei que tudo que o homem semear isso ceifara e que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.Mas a minha gratidão a Ele é eterna porque não me entregou nas mãos dos meus inimigos. Amém.

    ResponderExcluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger