Provérbios - Lição XXIV


Provérbios 12 - C
Versículos Selecionados - JFA


4 A mulher virtuosa é a coroa do seu marido; porém a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos.  
10 O justo olha pela vida dos seus animais; porém as entranhas dos ímpios são crueis.  
11 O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos é falto de entendimento.  
12 Deseja o ímpio o despojo dos maus; porém a raiz dos justos produz o seu próprio fruto.  
24 A mão dos diligentes dominará; mas o indolente será tributário servil.  
25 A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra.  
26 O justo é um guia para o seu próximo; mas o caminho dos ímpios os faz errar.  
27 O preguiçoso não apanha a sua caça; mas o bem precioso do homem é para o diligente.     


Na terceira e última parte das exposições fragmentadas que desenvolvemos sobre o capítulo 12, nos dedicaremos ao contraste entre a quimera e o querer, entre o devaneio e a vontade, a inércia versus movimento, ou a preguiça em contraste à diligência. Embora os nomes e seus significados nos remetam a condutas e atitudes diferentes em nossa memória, seus motes e aparições são mais próximos e semelhantes do que parecem.

Nos versículos separados acima, o versículo quatro parece estar completamente isolado dos restantes. Mas na verdade não está, ainda que possa ser lido apartado dos demais. Na verdade ele funciona como uma espécie de prefácio aos diversos contrastes que se desvelam ao longo do capítulo, e que já vimos nas duas últimas lições da série. Especialmente para essa terceira parte, porém, tal versículo tem importância singular, pois ele comparará o comportamento da mulher em sua casa, e o que tal conduta é capaz de provocar em sua casa.

Primeiro é interessante ressaltar, que o papel da mulher ganha importância peculiar em todo o livro de Provérbios. No capítulo 31, ela será apresentada como aquela capaz de determinar o sucesso e a prosperidade da família como núcleo social e base de formação do indivíduo. E por que isso? Porque a mulher é descrita como um fiel da balança de comportamento familiar, que se equilibra entre o desleixo e o empenho.

Numa primeira leitura, somos induzidos a pensar que "procede vergonhosamente" esteja se referindo a uma conduta infiel e promíscua. Porém, a exemplo do que já vimos anteriormente, uma mulher adúltera não apodreceria os ossos do marido, mas sim seria morta por seu crime, juntamente com seu amante. E nesse caso o marido estaria vingado e sua honra lavada. Porém, à luz do capítulo 31 e em contraste a ele, a mulher que não age como a mulher virtuosa, é aquela que envergonha o seu marido. E se a virtuosa é aquela que cuida da sua casa e de tudo o mais que a sustenta, a não virtuosa é descuidada e relapsa em sua dedicação à sua família e às suas necessidades básicas existenciais.

Antes que a ala das feministas de plantão venha me excomungar me acusando de machismo, não estou aqui definindo o papel da mulher nas funções domésticas, mas sim pinçando seu comportamento diligente e cuidadoso. E mais, essa atitude diligente e empenhada da mulher, que por dedicada se torna capaz de garantir o sucesso do lar e de sua família, é o exemplo utilizado pelo sábio para dizer ao homem como ele deve se portar diante de suas demandas e tarefas que lhe são próprias. A mulher é exemplo de força e determinação no cumprimento daquilo a que se propõe realizar[1].

O termo hebraico havill, traduzido por virtuosa ou laboriosa, diz respeito à força feminina e seu caráter batalhador, corajoso e determinado. Especialmente daquelas que temem ao Senhor, uma vez que essas têm motivação extra para seu empenho e alegria no cuidado dos seus. Essa mulher é prudente em tudo o que faz, e a exemplo da sabedoria - note-se ao que está ela comparada, traz honra e alegria ao marido[2]. A mulher virtuosa é capaz de ditar o ritmo da vida de todos na casa, mas a mulher insatisfeita e queixosa se torna um câncer para os ossos, apodrecendo a sustentação do lar e da família[3].

Portanto, o livro de Provérbios dá um excelente destaque no poderoso papel da mulher em seu contexto familiar, além de evidenciar sua poderosa e determinante influencia no contexto social. E assim como a sedução do pecado é comparado à mulher adúltera, a prudência e a diligência são comparadas à mulher virtuosa.

Tudo isso sobre a mulher foi apenas para dizer que, o homem precisa seguir o seu exemplo e empenhar-se em tudo o que realiza. Salomão parece ter muito clara a tendência humana à procrastinação, a deixar sempre para amanhã o que poderia e até deveria ser feito hoje. Talvez por isso a preguiça e o empenho parecem ser um outro assunto recorrente em Provérbios. Aquele que lavra a sua terra, trabalha propiciando e garantindo uma boa colheita desde o plantio. Ele sabe que para garantir bons resultados no seu trabalho, precisa haver ainda mais trabalho, esforço direcionado, diligência, empenho[4]. Por isso ele é cuidadoso até mesmo com os animais que trabalham para ele e o servem em sua produção.

Entre outros aspectos capazes de impulsionar ao trabalho está o encorajamento. É impressionante perceber como aqueles que costumam nada perseguir ou pretender na vida, tentam dissuadir todo aquele que apresenta um nível de vontade superior aos demais. Com frases como "nem adianta se dedicar", ou "isso não vai dar em nada", o desestímulo tenta tirar o diligente de seu empenho, fazendo com que se torne mais um a perder-se em distrações. Por isso o justo tem palavras de encorajamento, de orientação, que procura estimular no outro suas próprias vontades e acender suas próprias determinações.

É bom mesmo que haja estímulo ao trabalho e à diligência e empenho nele. A preguiça e o desleixo devastam a vida daquele que se permite abater por ela. Se antes ele esperava pelo despojo da caça dos maus, versículo 12, no vinte e sete ele não se anima a nem mesmo assar a caça que lhe foi deixada. Além de ficar com a sobra, não se dedicou a assá-la, e morrerá de fome. Nem mesmo suas necessidades o estimula ao empenho. Ele está perdido em ansiosos devaneios. Gostaria muito de comer, mas nada faz de efetivo para isso.

Esse é talvez o maior contraste dessa última parte que separamos. A diferença entre o sonhador e o realizador. Entre o que "gostaria muito" e o que quer efetivamente. Há pessoas que vivem a vida em quimeras de anseio e ilusões, e que jamais partem empenhadamente para realizar aquilo que até então não passam de pretensões oportunas. Sim, oportunas, porque só se realizariam se caíssem oportunamente em seus colos inertes e paralisados pela preguiça.

A exemplo da mulher virtuosa, precisamos começar cedo, realizar as tarefas básicas, iniciar a vida com diligência desde cedo, ensinando nossos filhos no empenho e responsabilidade com todas as coisas. É preciso aprender que se tudo na vida tem seu preço, o primeiro a se pagar é trabalhar em prol daquilo que se pretende ter, ser ou alcançar. Não existe almoço grátis, diz o ditado popular. É preciso assar a própria caça, lavrar a própria terra, e seguir a vida ativa e responsavelmente, empenhando-se sempre em tudo. Afinal, não é aqui o nosso descanso[5]...




[1]  Provérbios 31:10-31
[2]  Provérbios 4:9
[3]  Provérbios 14:1; 19:13; 21:9 e 19; 27:15
[4]  Provérbios 10:4; 13:4; 19:15; 21:5,25
[5]  Hebreus 4:10

Um comentário:

  1. aplausos a esse texto.....aqui realmente podemos ver que a mulher tem sim um peso significativo em seu lar,muitas das vezes não se vêem que a mulher pode sim levantar ou destruir seu lar,somos vistas como apenas "algo"em seu lar ,exercendo um papel qualquer...a preguiça de batalhar ou apenas fazer o básico pela sobrevivência realmente destrói tudo que o homem poderia ter de melhor ,não digo apenas material ,mas em tudo na vida,temos que trabalhar sempre pelo melhor de nos ,espiritualmente, fisicamente e materialmente.

    ResponderExcluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger