Sujeitai-a... E tratai-a bem, muito bem!





“Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a;"
     Gênesis 1:28a - RA

Sujeitai-a... Com essa ordem Deus inaugurou um dos conceitos mais interessantes que a humanidade conhecerá. O conceito da mordomia. Sim, porque se sujeitar tem o sentido de dominar, submeter, subjugar (ou ainda mais adequadamente ao nosso propósito aqui de obrigar à obediência, atender a interesse ou necessidade), mordomo é aquele que administra, ou fica encarregado de cuidar daquilo que outro lhe confiou.

Em outras palavras, foi-nos dada total possibilidade de manejar e utilizar algo que não nos pertence. Temos o uso mas não a propriedade, o que significa em termos conceituais, que podemos utilizar, podemos usufruir, mas deveremos dar contas do que nos foi concedido. Isso vos será para mantimento. Ou seja, todos os recursos necessários para a subsistência da humanidade pode e deve ser extraído do manejo dos recursos existentes no planeta, não havendo qualquer problema com esse uso. Mas o problema está é no abuso.

A tão sonhada e perseguida sustentabilidade, nada mais é do que o uso e não o abuso desses recursos. Precisamos e devemos utilizar toda nossa capacidade criativa e de gestão, para que os mesmos recursos estejam disponíveis às gerações futuras. E isso é muito mais do que uma postura militante de um grupo ecológico qualquer. É nossa responsabilidade desde a criação da humanidade. O que significa que a assim chamada sustentabilidade não é só uma questão ecológica, mas também e primordialmente uma questão antropológica, uma vez que diz respeito a uma tarefa definida e confiada à humanidade.

Mas podemos ir além na análise no conceito de mordomia. Ela não encerra apenas a idéia de cuidado e manutenção do que nos é confiado. Antes abrange também e preferivelmente como objeto último, o princípio do desenvolvimento e ampliação dos recursos disponíveis, criando a partir da natureza a nós confiada, tudo o que nos for possível e necessário criar para o bem-estar social. É importante explorar e promover as potencialidades funcionais e produtivas dos recursos oferecidos pela natureza. A humanidade pode e deve interferir criativamente, no uso de suas capacidades, adicionando a esses recursos tudo o que puder ser traduzido como melhoria das condições existenciais humanas.

Portanto, a eventual demonização das conquistas tecnológicas e do avanço das ciências, é incoerente tanto com a potencialidade criativa do ser humano, criado à imagem de Deus, como também diminui a amplitude da tarefa dada pelo próprio Criador; sujeitai-a. Nossa capacidade criativa é divina. Nosso poder imaginativo e realizador é divino. Avançar no conhecimento, basear um invento em outro anterior, organizar o caos primordial entre o que é necessário e sua existência, é vivenciar, como humanidade, o trabalho compassado e crescente do Criador, nos narrados dias da criação. Criar, fazer, moldar e desenvolver, são capacidades intrínsecas ao caráter realizador de Deus, que habita em nós por sua imagem e semelhança.


“Ao contrário da opinião popular, o judaísmo não se opõe à modernidade, principalmente se ela promove a honra do Eterno... O desafio não está em rejeitar as invenções, mas sim, em como refiná-las; não está em censurar a modernidade, mas sim, em como santificá-la"
     Rabino Shlomo Riskin - em Luzes da Torá; pg. 33

Como nos alerta o Rabino Shlomo Riskin, não há problema intrínseco no avanço do conhecimento humano e em suas conquistas modernas. O problema está em o que é feito delas e/ou a partir delas. Portanto essa é uma questão moral e ética, e não de origem - Isso é coisa do diabo! E o que não faltam são exemplos, que vão desde a invenção do avião e sua utilização bélica, subvertendo seu objetivo primordial, até a descoberta do átomo e o desenvolvimento de armas genocidas. Seria o poder dualista do fruto do bem e do mal?

Arar a terra, torná-la fecunda e produtiva, sempre esteve no propósito criador de Deus. Mesmo antes do pecado, dar funcionalidade ao planeta e utilizar-se dele, foi uma tarefa dada pelo próprio criador. O homem a realizou, participando ativamente do desenvolvimento pretendido, integrando-se no contexto de tudo aquilo que era bom[1]. Não fomos criados para uma existência contemplativa, mas sim realizadora. E é nosso dever, como cristãos e mordomos responsáveis, influenciar decisivamente o comportamento humano, para que nossas conquistas científicas e tecnológicas ganhem utilidades beneficiadoras, e não sejam utilizadas para o mal e o horror.

Que Deus, que nos outorgou mordomia capaz e criativa, nos inspire ao cuidado e ao desenvolvimento sustentável, e a descobertas e usos adequados, para que a incoerência dos abusos, do desequilíbrio e das desigualdades sejam reduzidos. De modo a devolvermos um mundo melhor do que recebemos, Àquele que nos destinou tão espetacular tarefa.

Um forte abraço a todos...



[1] veremos com mais atenção ao falarmos sobre o capítulo 2 de Gênesis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger