Provérbios - Lição VI



Provérbios 3:1-18

1 Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. 2 Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. 3 Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração. 4 Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos.
5 Confie no Senhor de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. 6 Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. 7 Não fique pensando que você é sábio; tema o Senhor e não faça nada que seja errado. 8 Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. 9 Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. 10 Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar.
11 Filho, preste atenção quando o Senhor Deus o castiga e não se desanime quando ele o repreende. 12 Porque o Senhor corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem. 13 Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas, 14 pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro. 15 A sabedoria é mais preciosa do que as jóias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela. 16 A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. 17 Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz. 18 Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida.


Salomão segue advertindo sobre a importância primordial da sabedoria aplicada ao cotidiano da vida. E ressalta que essa sabedoria precisa ser internalizada, precisa ser intima, envolvendo e moldando nosso caráter e personalidade; por isso, gravadas no coração.

Uma nova advertência é introduzida: não apoiar-se na própria inteligência. A arrogância de se achar auto-suficiente é desaconselhada pelo sábio, que instrui a submissão de nossos planos a Deus, como oferta de nossas mais caros e íntimos desejos, pois no fim, isso é uma oferta da própria vida. Faça isso e seus depósitos ficarão cheios.

É importante estar atento às correções de Deus. Como o pai a um filho a quem ama, ele não se furtará em corrigir-nos em nossos caminhos. E é importante reconhecer isso, para que a correção não se torne fonte de desânimo, mas antes reconhecimento do seu cuidado e do seu amor.

Novamente o autor exalta a sabedoria como o bem mais precioso que alguém pode ter. Mais do que pedras preciosas, ou o ouro e a prata. Incomparável em suas recompensas, a sabedoria em vez de consumir a vida daqueles que por ela buscam e se dedicam a achar, ela trás vida longa, riquezas e honra.

Por fim, ele afirma que a sabedoria torna a vida agradável. Isso porque a sabedoria refuta as inquietudes, as angústias e incertezas da vida, dando sentido e direção em cada dia desse exercício existencial. Os que se tornam sábios são felizes, porque apreciam a vida que a sabedoria oferece, e a paz para onde se dirigem todos os seus caminhos.

Que a sabedoria e o conselho de Deus nunca se apartem de nossos dias, para que tenhamos vida plena, com a felicidade que independe das circunstâncias, e com a paz que surge da confiança e da esperança n’Ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger