Provérbios - Lição VII



Provérbios 3:19-35

19 Com a Sabedoria o Senhor Deus criou a terra;
e com o seu conhecimento colocou o céu no lugar próprio.
20 A sua sabedoria fez os rios nascerem
e fez as nuvens darem chuva à terra.
21 Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. 22 Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. 23 Você caminhará seguro e não tropeçará. 24 Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo a noite inteira. 25 Você não ficará preocupado com os desastres que caem de repente como uma tempestade sobre os maus. 26 Pois o Senhor Deus lhe dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha.
27 Sempre que puder, ajude os necessitados. 28 Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje. 29 Não planeje nenhum mal contra o seu vizinho; ele mora ao seu lado e confia em você. 30 Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. 31 Não tenha inveja dos violentos, nem faça o que eles fazem, 32 pois o Senhor Deus detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos. 33 O Senhor amaldiçoa a casa dos maus, porém abençoa o lar dos que são corretos. 34 Ele zomba dos que zombam dele, mas ajuda os humildes. 35 Os sábios ganharão prestígio, mas os que não têm juízo passarão cada vez mais vergonha.


A sabedoria orienta os passos de retidão. E quem age sabiamente não teme as conseqüências dos seus atos. Quem procede com sabedoria tem a segurança de quem tem a consciência livre de temores próprios de quem sabe que suas atitudes deixaram grande rastros de injustiças, que a qualquer momento poderão lhe ser cobradas. O sábio dorme em paz, enquanto o louco teme que seu momentâneo bem estar não passe de uma armadilha.

O sábio, orienta Salomão, deve ser sempre generoso quando oportuno. Não deve ficar imaginando um dia farei o bem a essa ou àquela pessoa. Não perca a oportunidade. Se pode e sentiu o impulso faze-o já.

O sábio não age astutamente contra quem confia e espera dele. E nem busca uma contenda sem qualquer motivo relevante. Jamais se deve invejar aquele que age violentamente, ainda que aparentemente ele tenha boa recompensa de sua violência. Sua inimizade é com Deus a que, prestará contas. Já o sábio recebe a recompensa em significado de vida e honra. A sabedoria sempre triunfa sobre a loucura.

Que tenhamos plena convicção de nossa escolha pela sabedoria, não nos deixando jamais seduzir pela estupidez e pela tolice, que encontra no caminho curto do mal, um jeito rápido de conquistar o que lhe é interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger