Provérbios - Lição V



Provérbios 2:1-22


1 Filho, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer. 2 Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. 3 Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. 4 Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. 5 Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor, e aprenderá a conhecê-lo. 6 É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele. 7 Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. 8 Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem.
9 Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. 10 Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer. 11 O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão 12 e o livrarão de fazer o mal. Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras – 13 pessoas que abandonaram uma vida direita para viver na escuridão do pecado; 14 pessoas que têm prazer em fazer o mal e se alegram quando o mal é praticado; 15 pessoas desonestas, em quem não se pode confiar.
16 Então você será capaz de evitar a mulher imoral que tentar conquistá-lo com palavras sedutoras – 17 a mulher que esquece os votos sagrados do casamento e é infiel ao seu marido. 18 Se você for à casa dela, estará seguindo o caminho da morte; quem vai lá está perto do mundo dos mortos. 19 O homem que visita essa mulher não consegue voltar para a estrada da vida. 20 Portanto, siga o exemplo dos bons e viva uma vida correta. 21 Os homens direitos, de caráter, viverão nesta nossa terra. 22 Mas Deus varrerá dela os maus e arrancará os pecadores como se arrancam plantas do chão.


Esse capítulo do livro de Provérbios é extremamente rico em sua totalidade, e qualquer divisão do texto sobre qualquer pretexto didático, perderia a integridade e a interdependência do conceito abrangente que Salomão estabelece de condicionamento entre a sabedoria, o conhecimento de Deus e o comportamento correto diante das armadilhas que a vida nos apresenta.

Procure a sabedoria como se procurasse a prata, diz o sábio. Ele compara a busca da sabedoria à procura a que os homens da época mais se empenhavam, porque da prata dependiam para viver. Poderíamos parafrasear dizendo; empenhe-se na busca da sabedoria, como quem busca riquezas com vigor e dedicação. Dedique sua vida nisso, pois da sabedoria dependem os seus dias.

Outra comparação é ainda mais interessante. Ele diz grite pedindo entendimento (verso 3). Na versão da Bíblia King James diz se clamares por entendimento, e se por inteligência suplicares, aos brados. Nota-se aqui que o sábio entende como o pedido por sabedoria é incomum e de certa forma até vexatório. Dificilmente alguém gritaria por esse motivo. As súplicas conhecidas e públicas, eram por necessidades básicas ou por justiça. Alguém gritando, bradando por sabedoria poderia ser considerada louca, incômoda ou no mínimo inoportuna. Salomão diz para seu filho não se importar com o que poderiam pensar. Grite, não tenha medo do ridículo, não se constranja de suplicar por sabedoria. Afinal, é o Senhor quem a dá, e é ela quem pode lhe dar vida.

Salomão apresenta ainda a sabedoria como um dom que, concedido por Deus, internaliza-se no suplicante, de modo a condicioná-lo intuitivamente a condutas corretas e por assim dizer, sábias. O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão, diz o verso 11, mantendo suas respostas aos estímulos e às provocações diárias da vida, dentro do que é justo e bom.

Por fim Salomão apresenta dois livramentos inerentes à sabedoria. Dos homens perversos e da mulher adultera. Da tentação do domínio pela força e pela crueldade, e da sedução dos prazeres ilegítimos e fugazes. Ambos não saciam a alma, não trazem bons resultados para a vida, e ainda apontam para o caminho da morte.

Assim o capítulo 2 de Provérbios sintetiza a importância da sabedoria e da busca incessante e dedicada por ela, por mais impopular e estranha que tal empenho e determinação possam parecer aos seus circunstantes. Porque no fim, é ela quem livrará você da morte, sustentando seus passos nos caminhos do Senhor nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger