segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

=> De quem mais se confia mais se espera


Por Jânsen Leiros Jr.


"35 Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias; 36 e sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe. 37 Bem-aventurados aqueles servos, aos quais o senhor, quando vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará reclinar-se à mesa e, chegando-se, os servirá. 38 Quer venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar.  

39 Sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. 40 Estai vós também apercebidos; porque, numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.  

41 Então Pedro perguntou: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos? 42 Respondeu o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, que o Senhor porá sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? 43 Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. 44 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. 45 Mas, se aquele servo disser em teu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46 virá o senhor desse servo num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe, e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os infiéis. 47 O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; 48 mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá."
Lucas 12:35-48 - JFA

"O Rei está voltando, o Rei está voltando. A trombeta está soando; o meu nome a chamar!... Aleluias Ele vem me buscar!". Essa é parte da letra de um dos hinos mais cantados nos cultos cristãos, nas mais diversas e variadas denominações em todo o Brasil, na década de 70 e 80. Naquela época, lembro-me bem, a agenda de proclamação da igreja tinha como máxima a volta iminente de Jesus. Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Nessa época, o texto acima e seus paralelos tanto em Mateus quanto em Marcos eram lidos muitas vezes, e sustentavam pregações que proclamavam, desde os púlpitos até praças e cultos nos lares, a volta iminente de Jesus. Jesus está voltando, Gritávamos aos quatro cantos. Vivíamos ainda os últimos ares da chamada Guerra Fria, e a possibilidade de uma guerra nuclear que acabasse com o planeta, dava o pano de fundo dessa pregação.

Com o fim da Cortina de Ferro, esse discurso foi considerado, na prática, impopular e pouco convidativo. Beirava ao desagradável, entenderam, pois vivíamos tempos de reconstrução e recuperação de diversas economias internas. E assim, quase que no mesmo tempo, perceberam que o discurso insuflado da teologia da prosperidade se fazia mais atraente, e conseguia arrebatar uma multidão infinitamente maior de fiéis ou interessados, às suas igrejas e ajuntamentos.

Hoje vemos muito pouco dessa mensagem nas literaturas ou agendas de púlpito. Jesus agora está ocupado em atender à multidão de pedidos que lhe devem chegar em profusão, interessados quase sempre em bem estar e satisfação pessoal, ou realização de sonhos e conveniências individuais. O Rei até pode voltar, mas primeiro Ele tem muita coisa que fazer para me agradar. Lógico que essa frase jamais é proferida por alguém; mas ela determina a atitude de um sem número de pessoas espalhadas por todo o mundo evangélico.

A verdade é que a lógica se inverteu, e em vez de sermos servos vigilantes, ávidos e aptos ao serviço do reino de Deus, colocamos Jesus a nosso serviço, providenciando tudo o que queremos e pretendemos ter. Aquele a quem deveríamos servir, foi colocado por nosso hedonismo desenfreado e já não tão camuflado, como nosso fiel e sobrenatural serviçal.

Bem-aventurados aqueles servos, aos quais o senhor, quando vier, achar vigiando! Vigiar é estar acordado, de prontidão para servir ao senhor que chegará a qualquer momento. É manter-se em serviço de prontidão, preparado e preparando-se para servir ainda mais, pois tudo e todos nos são confiados. Não podemos dormir o sono de quem se perde em sonhos e devaneios de uma vida fugaz e sem propósito. O sentido da vida não está em nos realizarmos, mas em realizarmos a vontade de nosso Pai celestial. Ou não somos peregrinos em terra estranha?

Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá. A pregação do evangelho nos foi confiada. A vontade de Deus de que sejamos suas testemunhas da graça e da salvação em Cristo, desde sempre nos é conhecida. Por isso a responsabilidade desse serviço nos foi requerida. Estamos vigiando prontos para o serviço, ou nos gastamos diariamente naquilo que  não pode servir a Deus?


Vivemos mergulhados numa preocupação medíocre com a própria vida. Pedimos bênçãos o tempo todo, mas pouco nos disponibilizamos a ser benção na vida de alguém. Vivemos evangelhos de resultados, onde a "fé" e a "dedicação" se medem por conquistas materiais. Eis que cedo venho. Quem tiver ouvidos para ver que fale.

9 comentários:

  1. Jansen, a teoria da Prosperidade é pregada em várias Igrejas e é bíblica, porém penso que não pode ser o foco principal das pregações.
    Saí de uma denominação onde o foco principal é este e na minha concepção como cristão, chego a conclusão de que fiz o que era certo. E é realmente aquilo que você citou na parte final da sua matéria que acabamos muitas das vezes mergulhados numa preocupação medíocre com a nossa própria vida. E a Bíblia nos ensina que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos.

    Glória a Deus pela tua vida, meu irmão!!!!

    Um grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio querido, muito obrigado por seu comentário e incentivo. É isso mesmo. Foco. "Onde está o nosso tesouro aí estará o nosso coração". É preciso colocar o empenho da vida naquilo que nos aponta para o reino e para a vida eterna. O mais nós teremos, se o Senhor assim o quiser.
      Um forte abraço...

      Excluir
    2. Jânsen, querido irmão em Cristo. Sempre nos alertando, edificando e orientando através de seus estudos bem desenvolvidos. Obrigada. FELIZ ano novo!!!

      Excluir
  2. Concordo que nos preocupamos com nossos problemas e esquecemos do mundo. Precisamos fazer a nossa parte para que consigamos viver num mundo mais justo, mais confortável e menos conflitante. Comprometimento com o próximo é uma responsabilidade com o nosso futuro.
    Feliz ano novo à todos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julyana, fico feliz que participe dos comentários. E você tem razão. O mundo precisa e espera nossa manifestação naquilo que pode lhes ser útil. A fé deve impulsionar a obra, que no final é o fruto da fé. De modo que a fé sem obras é morta. Obrigado por seu comentário.
      Um forte abraço...

      Excluir
  3. Lindo texto querido!!! Que Deus continue te iluminando nesse lindo trabalho de falar sobre as maravilhas do nosso Deus!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle, querida... Obrigado por seu incentivo, generoso e empolgante. Que o Senhor siga abençoando mesmo esse trabalho, para que Jesus seja crido nos corações, e para que em tudo o nome do Senhor seja louvado.
      Um forte abraço...

      Excluir
  4. Bom dia "evangelho do reino "e utopia manifestar o reino ? No reino tem cura tem poder sobre os demônios então deixa o nascer de novo pra depois ,e a realidade das igrejas atuais quem jogou essa semente foram uma leva de pregadorem intimamente sem compromisso com a verdade e sim com o glamour colocando os dons acima da regeneração agora temos a dança dos crentes se eu não gostar vou pra outra e pra outra ai temos cristãos pela metade ,boa palavra fica com DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge, tudo bem? Obrigado por seu incentivo. É verdade, regeneração e vidas transformadas foram abandonadas na maioria das pauta dos púlpitos... Mas que bom que muitos cristãos como você percebem a importância de vidas consagradas a Deus, com Cristo vivendo efetivamente em nossos corações. Que em tudo seja o Senhor louvado. Um forte abraço...

      Excluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger