Provérbios - Lição XVII




Provérbios 8:1-21 - JFA


"1  Não clama porventura a sabedoria, e não faz o entendimento soar a sua voz? 2 No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas ela se coloca. 3 Junto às portas, à entrada da cidade, e à entrada das portas está clamando: 4 A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens. 5 Aprendei, ó simples, a prudência; entendei, ó loucos, a sabedoria. 6 Ouvi vós, porque profiro coisas excelentes; os meus lábios se abrem para a eqüidade. 7 Porque a minha boca profere a verdade, os meus lábios abominam a impiedade. 8 Justas são todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem perversa. 9 Todas elas são retas para o que bem as entende, e justas para os que acham o conhecimento. 10 Aceitai antes a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. 11 Porque melhor é a sabedoria do que as jóias; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.
12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição. 13 O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio. 14 Meu é o conselho, e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza. 15 Por mim reinam os reis, e os príncipes decretam o que justo. 16 Por mim governam os príncipes e os nobres, sim, todos os juízes da terra. 17 Eu amo aos que me amam, e os que diligentemente me buscam me acharão. 18 Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça. 19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e a minha renda melhor do que a prata escolhida. 20 Ando pelo caminho da retidão, no meio das veredas da justiça, 21 dotando de bens permanentes os que me amam, e enchendo os seus tesouros.   "

Não há inocente! Não há quem possa se dar esse título. Quem não age prudentemente, quem não usa de sabedoria em suas atitudes, fez a escolha mínima por não a ouvir. A sabedoria clama pelas ruas, grita aos quatro cantos da cidade. Está nos pontos pelos quais todos inevitavelmente passam ao transitarem pela urbe. Ela não está calada e reclusa em um canto sombrio, onde não possa ser vista ou de onde sequer possa ser ouvida. Ela se revela, ela se dá a conhecer. O tolo escolhe não vê-la; fecha os próprios olhos. O louco opta por não ouvi-la; faz-se de surdo.

Não podemos esquecer que esse capítulo vem após a narrativa do jovem incauto, imprudente, que flertou com a morte e a procurou, deixando-se seduzir. Foi apanhado em sua loucura, mas ainda que inexperiente, nada tinha de inocente. Porque se a sabedoria fosse um valor proibido ao ser humano, e se estive longe do alcance de quem quer que seja, ainda se poderia reivindicar inocência. Porém ela não só está a disposição, como clama por ser achada, se oferece a todos sem exceção; aos homens e aos filhos dos homens.

O sábio parece se manter no tema da sedução, mas indo além do mal que a loucura pode fazer a si mesmo. Ele aponta para o mal que a sedução da riqueza e do bem estar material pode causar não só ao próprio tolo, mas também e principalmente aos outros, ao ser capaz de afetar todas a capacidade de juízo de quem se ocupa de tais funções. É sutil sua colocação, no melhor estilo quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Do versículo oito em diante, o texto se concentra na retidão da sabedoria, enaltecendo sua justiça e abominação ao que é perverso ou adulterado como utilizado em outras traduções. O adultério significa uma troca consciente do que é correto pelo que não é. Um ato ilícito de satisfação própria indiferente ao mal que possa provocar a terceiros. Uma perversão do que deveria ser, instaurando o que não deveria existir, ainda que prejudicando a muitos.

O temor do Senhor é odiar o mal. Se o princípio da sabedoria é o temor do Senhor, o mal não pode coabitar com a sabedoria. Assim, onde há sabedoria não haverá mal. Mas ausente a sabedoria, o mal se instaura, traduzindo-se na soberba de se achar de ajuizar o que é certo sem considerar a sabedoria, na arrogância de não ouvir qualquer conselho de justiça, nem o clamor dos que dela dependem, pervertendo a justiça e se lançando ao descaminho. Tudo porque viu mais valor na prata e no ouro do que na sabedoria, e entendeu que jóias e preciosidades podem dar maior fama que o temor a Deus.

Ao dizer que governantes governam pela sabedoria, o sábio não os está aferindo proba atitude e justiça. Pelo contrário. Está dizendo que só e somente só através da sabedoria é possível governar uma nação. Do contrário, sem usar os governantes da sabedoria, grande mal sobrevém à nação, pois sem sabedoria há desgoverno. Assim como sem sabedoria não há justiça. E sem justiça se desequilibram as condições de vida de toda uma nação.

Grande é a sedução da corrupção. Não é sem motivo que o sábio sempre relaciona pecado ao adultério e à corrupção pelas riquezas. As duas formas de pecado traduzem o desejo ilimitado pela satisfação própria, custe o que custar. Nem que custe a vida de outros. Nem que custe a própria. Por isso aquele que escolhe não ouvir a sabedoria que clama e se oferece é chamado de tolo e de louco, porque somente sem juízo algum, somente sendo incapaz de cuidar de si mesmo, o que traduz a atitude do louco, uma pessoa pode atentar contra a própria vida.

Eu amo os que me amam, diz a sabedoria. Quem a ela escolhe, ela o escolhe também. Quem a prefere, dela também será preferido. Quem não a deixa, por ela jamais será abandonado. Em suas veredas, diz o sábio, há vida e honra. Quem imaginou conquistar tais valores corrompendo-se às riquezas materiais, não os terá. Nenhuma vilania jamais será recompensada.

Mas há detalhe que deve ser observado. Ao afirmar que o fruto da sabedoria é melhor que o ouro e a prata, metais reconhecidamente duráveis, o sábio aponta para uma transcendência proporcionada pela sabedoria. O seu fruto não só é mais enriquecedor que os metais preciosos, bem como avançam para além da vida, porque sendo fruto, está intimamente ligado a continuidade, aquilo que possui vida em si mesmo. Por isso a sabedoria pode oferecer a vida, porque não só não a consome, mas sobretudo porque frutifica. E frutificar é renovação da vida, é perpetuação da existência. É imortalidade, é vida eterna.

Que a sabedoria viva no temor de Deus nos inspire a buscá-la sempre, frutificando eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger