Exercício 013 - Não quiseram Jesus ali. E aí?



26 Apontaram à terra dos gerasenos, que está defronte da Galiléia. 27 Logo que saltou em terra, saiu-lhe ao encontro um homem da cidade, possesso de demônios, que havia muito tempo não vestia roupa, nem morava em casa, mas nos sepulcros. 28 Quando ele viu a Jesus, gritou, prostrou-se diante dele, e com grande voz exclamou: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes. 29 Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem. Pois já havia muito tempo que se apoderara dele; e guardavam-no preso com grilhões e cadeias; mas ele, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos. 30 Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. 31 E rogavam-lhe que não os mandasse para o abismo.  

32 Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos; rogaram-lhe, pois que lhes permitisse entrar neles, e lho permitiu. 33 E tendo os demônios saído do homem, entraram nos porcos; e a manada precipitou-se pelo despenhadeiro no lago, e afogou-se.  

34 Quando os pastores viram o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos. 35 Saíram, pois, a ver o que tinha acontecido, e foram ter com Jesus, a cujos pés acharam sentado, vestido e em perfeito juízo, o homem de quem havia saído os demônios; e se atemorizaram. 36 Os que tinham visto aquilo contaram-lhes como fora curado o endemoninhado. 37 Então todo o povo da região dos gerasenos rogou-lhe que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande medo. Pelo que ele entrou no barco, e voltou. 38 Pedia-lhe, porém, o homem de quem haviam saído os demônios que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo: 39 Volta para tua casa, e conta tudo quanto Deus te fez. E ele se retirou, publicando por toda a cidade tudo quanto Jesus lhe fizera."

Lucas 8:26-39 - JFA

Outro trecho bem conhecido do novo testamento, ele fala de uma inusitada rejeição à presença de Jesus. Por onde quer que ele fosse, multidões acorriam para ouvi-lo, ávidas pelo que Jesus pudesse falar ou realizar.

Naquele lugar, porém, Ele não foi bem recebido. Muito pelo contrário. Todo o povo da região rogou para que Jesus os deixasse. E por que razão alguém rejeitaria a presença de Jesus, sua proximidade, sua palavra e seus feitos?

Diz o texto que os pastores lhes haviam contado como o endemoninhado fora liberto de sua possessão. Isso incluía a passagem dos demônios para os porcos que se afogaram. Certamente o prejuízo advindo daquele incidente, os deixou preocupados com uma possível onda de exorcismos, que culminasse na perda do sustento das pessoas daquela região. A permanência de Jesus naquela localidade, portanto, não lhes era conveniente, nem lucrativa. Então rejeitaram-lhe a presença.

É importante notar que, apesar da rejeição sofrida, Jesus não os abandona à própria sorte. Antes se preocupa em fazer daquele homem liberto, sua testemunha entre os que o estavam rejeitando. E ele se retirou, publicando por toda a cidade tudo quanto Jesus lhe fizera. O povo daquele lugar teve outra chance.


Refletindo o Exercício

Quantas vezes a escolha por Jesus e sua presença na vida, gera o medo pela mudança? Deixar o lugar comum e o conforto de conveniências construídas ao longo dos anos, às vezes causam espanto e receio. Por isso buscar-lhe a presença é um ato de fé, não obstante qualquer conseqüência. 

Um comentário:

  1. Impressionante como o contexto desse exercício é muito próximo ao contexto da igreja deste século. Não querem Jesus na igreja pra não perderem a lucratividade, é melhor vender pedaços da Cruz de Cristo do que anunciar o Cristo da Cruz na vida. Pedem a oportunidade de publicar até os confins da terra o que esse Jesus Cristo faz na vida daqueles que o querem.

    ResponderExcluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger