Exercício 001 - Vida Nova em Novos Hábitos



27 Depois disso saiu e, vendo um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, disse-lhe: Segue-me. 28 Este, deixando tudo, levantou-se e o seguiu.  

29 Deu-lhe então Levi um lauto banquete em sua casa; havia ali grande número de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. 30 Murmuravam, pois, os fariseus e seus escribas contra os discípulos, perguntando: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? 31 Respondeu-lhes Jesus: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; 32 eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento.  

33 Disseram-lhe eles: Os discípulos de João jejuam freqüentemente e fazem orações, como também os dos fariseus, mas os teus comem e bebem. 34 Respondeu-lhes Jesus: Podeis, porventura, fazer jejuar os convidados às núpcias enquanto o noivo está com eles? 35 Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim hão de jejuar.  

36 Propôs-lhes também uma parábola: Ninguém tira um pedaço de um vestido novo para o coser em vestido velho; do contrário, não somente rasgará o novo, mas também o pedaço do novo não condirá com o velho. 37 E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres e se derramará, e os odres se perderão; 38 mas vinho novo deve ser deitado em odres novos. 39 E ninguém, tendo bebido o velho, quer o novo; porque diz: O velho é bom."
Lucas 5:27-39 - JFA

Nesse texto Jesus chamou Mateus (Levi), coletor de impostos a serviço do Império Romano, para segui-lo. E este, sem pestanejar, levantou-se deixando tudo, ressalta o texto. Em seguida o novo discípulo ofereceu a Jesus um jantar, para o qual chamou as pessoas de seu convívio.

Acostumados a acompanhar os passos de Jesus de perto, buscando com o que o pudessem acusar, os fariseus lhe perguntaram por que, diferente de outros mestres, Jesus não impunha a seus seguidores o jejum, o que era entendido como grande atitude comprobatória de dignidade religiosa.

Usos e costumes não podem tomar o lugar do direcionamento de Deus. Nem da legitimidade de um coração puro, piedoso e temente a Deus. A religiosidade dos judeus havia caducado, se tornando incapaz de levar alguém ao arrependimento e a uma devoção sincera a Deus.

Por essa razão, diz Jesus, vinho novo não deve ser guardado em tonéis velhos, bem como tecido novo não deve remendar tecido velho. Ou seja, conteúdo novo, não se acomoda em modelo velho. Uma vida renovada requer novos hábitos. Ainda que muitos, por costume e medo, venham a defender que o vinho antigo é muito melhor que o novo. Tudo o que é novo quase sempre assusta.


Refletindo o Exercício

Você estaria realmente disposto a levantar e largar tudo, seguindo Jesus em uma vida nova com novos hábitos? Entenda o que pede o seu coração e ore a Deus com confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger