Exercício 014 - Perseverando e declarando a fé



40  Quando Jesus voltou, a multidão o recebeu; porque todos o estavam esperando. 41 E eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga; e prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que fosse a sua casa; 42 porque tinha uma filha única, de cerca de doze anos, que estava à morte. Enquanto, pois, ele ia, apertavam-no as multidões.  

43 E certa mulher, que tinha uma hemorragia havia doze anos [e gastara com os médicos todos os seus haveres] e por ninguém pudera ser curada, 44 chegando-se por detrás, tocou-lhe a orla do manto, e imediatamente cessou a sua hemorragia. 45 Perguntou Jesus: Quem é que me tocou? Como todos negassem, disse-lhe Pedro: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem. 46 Mas disse Jesus: Alguém me tocou; pois percebi que de mim saiu poder. 47 Então, vendo a mulher que não passara despercebida, aproximou-se tremendo e, prostrando-se diante dele, declarou-lhe perante todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como fora imediatamente curada. 48 Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz.  

49 Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga dizendo: A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre. 50 Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: Não temas: crê somente, e será salva. 51 Tendo chegado à casa, a ninguém deixou entrar com ele, senão a Pedro, João, Tiago, e o pai e a mãe da menina. 52 E todos choravam e pranteavam; ele, porém, disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme. 53 E riam-se dele, sabendo que ela estava morta. 54 Então ele, tomando-lhe a mão, exclamou: Menina, levanta-te. 55 E o seu espírito voltou, e ela se levantou imediatamente; e Jesus mandou que lhe desse de comer. 56 E seus pais ficaram maravilhados; e ele mandou-lhes que a ninguém contassem o que havia sucedido."

Lucas 8:40-56 - JFA

Antes mesmo de iniciarmos o exercício de hoje, é importante ressaltar no versículo 40, a grande diferença entre a rejeição sofrida por Jesus na região dos genesarenos, vista no exercício de ontem, e a grande recepção que teve ao retornar à região de Cafarnaum, onde a multidão aguardava por ele com alegria, como registram algumas traduções. Obviamente ele poderá fazer aí, o que não lhe permitiram fazer lá; Deus respeita, e não se impõe ao que o rejeita.

E foi diante de toda essa multidão que a Jesus aguardava, que Jairo, chefe na sinagoga local, se prostra e suplica por sua filha única que está morrendo. Como religioso proeminente, Jairo coloca em risco sua posição ao demonstrar publicamente sua fé em Jesus, e em seu poder de curar sua filha. Mas ele não se importa. Então todos se encaminham para atender Jairo.

A mulher que sofria de hemorragia há doze anos, porém, convicta de que o Senhor poderia curá-la toca em suas vestes, e sua enfermidade acaba. Como não tocara em seu corpo, mas na roupa, na orla do manto, jamais poderia imaginar que seria flagrada em sua atitude. Ela intencionava sair sem ser notada, bem como se aproximou.

Jesus porém percebe o ato e requer que o autor se pronuncie. Isso a impulsiona a se apresentar e a testemunhar tanto a cura quanto a fé. Ele não a recrimina por ter tentado esconder-se. Mas estimula a mulher a esclarecer como agiu por fé. Como já havia falado o próprio Jesus em passagens anteriores, não se acende um candeeiro e se esconde sua luz. Ele deve ser posto em lugar onde a tudo possa iluminar. A fé precisa ser traduzida em atitudes.

Logo depois a morte de sua filha é anunciado a Jairo, que deve ter se abalado e temido que o tempo perdido tentando andar em meio a multidão, e com a interrupção daquela mulher, teria causado a morte de sua menina. Jesus porém o adverte a não esmorecer da fé que já havia demonstrado. Era-lhe preciso perseverar.

Tanto Jairo quanto a mulher enferma têm na fé a atitude comum que lhes conduziu a consignarem os desejos de seus corações. O primeiro já a havia declarado publicamente, mas balançou diante da noticia da morte. Já a mulher poderia sair daquele incidente, considerando que sua cura havia sido fruto de um oportunismo mágico. Não temas: crê somente, e será salva. Persevera e não duvida, diz o Senhor a Jairo. Filha, a tua fé te salvou, ouve a mulher, e não sua esperteza sorrateira.


Refletindo o Exercício

Muitos temem declarar sua fé abertamente. São os crentes secretos, que se acreditam espertos e oportunos, em conseguir de Deus o que querem, sem precisarem se expor ao que consideram ridículo.Porém os tímidos não entrarão no reino de Deus... 

Um comentário:

  1. Gosto da forma que vc se preocupa com seu leitor, você trava um diálogo com ele.
    Lendo este, se ele não tiver lido o 13, com certeza ele lerá.

    ResponderExcluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger