Provérbios - Lição X




Provérbios 4:20-27

20 Filho meu, dá atenção às minhas instruções; aos meus conselhos inclina os teus ouvidos. 21 Jamais os percas de vista; guarda-os no mais íntimo das tuas entranhas, 22 pois são vida para quem os encontra e saúde para todo o seu ser. 23 Acima de tudo o que se deve preservar, guarda o íntimo da razão, pois é da disposição do coração que depende toda a tua vida. 24 Afasta para longe da tua boca as palavras perversas; e não permitas que teus lábios pronunciem qualquer mentira. 25 Olha sempre para a frente, mantém teu olhar fixo no objetivo a ser alcançado. 26 Reflete sobre tuas escolhas e sobre o caminho por onde andas, e todos os teus planos serão bem sucedidos! 27 Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé da malignidade!


Guarda as instruções, internalize-as. Como se fizessem parte do próprio corpo. Como sendo fisiologicamente delas dependentes. Vivesse Salomão nos dias de hoje, diria para incluí-las em nosso código genético, em nosso DNA. Pois elas podem nos garantir saúde e longevidade. Podem garantir qualidade de vida, objeto de desejo tão na moda um nossos dias.

Uma advertência nova ganha importância. O íntimo da razão refere-se às motivações de nossos sentimentos, pretensões e projetos para a vida. Aponta ainda a um sentimento convicto, que não se guie por circunstâncias, mas se mantenha convicto naquilo que pulsou originalmente. É dele que os e os objetivos da vida e os sonhos se alimentam. Que nossas motivações sejam legítimas.

Mas também é muito importante não permitir que o coração seja tomado por sensações perversas e maliciosas. Porque a boca fala do que está cheio o coração. De modo que a única forma de evitar que os lábios profiram mentiras e qualquer sorte de maldade, é mantendo-o guardado nas instruções da sabedoria.

Convicto e legitimado em nossos projetos, podemos e devemos olhar para frente, na direção de nossa realização. Sem temer futuro. Sem auto-piedade ou vergonha. Olhando para frente e não estando cabisbaixo, é possível avaliar o caminho e pesar as possibilidades. Olhando para frente e não se permitindo distrações que nos façam olhar para os lados e caminhar fora do caminho.

Não erre o alvo. Não trilhe o caminho do mal. Desviar-se já seria por si só o erro e o mal a que se pretende evitar. Distrair-se é dar chance ao fracasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger