Provérbios - Lição II



Provérbios 1:8-9

8 Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. 9 Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência.



Se o temor a Deus é o princípio da sabedoria, é no ambiente familiar que damos os primeiros passos na construção de um caráter dado ao ensino e à instrução.

Considerando o raciocínio do apóstolo João, se eu não me acostumar a ouvir a meu pai e à minha mãe a quem vejo, como ouvirei a Deus a quem não vejo? Atender às instruções paternais e reconhecê-las como pilares para a vida, é um importante exercício no desenvolvimento de escutar e cumprir a orientação de Deus.

E o autor vai além. Tais instruções são capazes de, atendidas e consideradas no cotidiano da vida, envolverem o comportamento num alo de admiração. O exercício de obediência aos pais, que por definição nos amam incondicionalmente, forja em nós um caráter admirável.

É claro que no contexto da vida moderna, diversas circunstâncias alternam a composição da família. Ainda assim o texto não perde sua pertinência, pois o exercício de acatar a orientação se aplica a quem quer que ocupe a posição de cuidado e formação do caráter na juventude.

Afinal o carinho e o zelo de quem educa jamais deve ser desprezado.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger