Exercício 010 - Quem tem ouvidos para entender, que fale



4 Ora, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola: 5 Saiu o semeador a semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram. 6 Outra caiu sobre pedra; e, nascida, secou-se porque não havia umidade. 7 E outra caiu no meio dos espinhos; e crescendo com ela os espinhos, sufocaram-na. 8 Mas outra caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto, cem por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.  

9 Perguntaram-lhe então seus discípulos o que significava essa parábola. 10 Respondeu ele: A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas aos outros se fala por parábolas; para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.  

11 É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus. 12 Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, para que não suceda que, crendo, sejam salvos. 13 Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam. 14 A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição. 15 Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.  

16 Ninguém, pois, acende uma candeia e a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz. 17 Porque não há coisa encoberta que não haja de manifestar-se, nem coisa secreta que não haja de saber-se e vir à luz. 18 Vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver, até o que parece ter lhe será tirado."

Lucas 8:04-18 - JFA

Eis aqui um dos trechos mais auto-explicativos inseridos no texto bíblico. Sim, porque não obstante utilizar de parábola, ele mesmo, Jesus, a explica com detalhes, não deixando margem alguma a interpretações divergentes. Há, todavia, aspectos que às vezes fogem de nossa percepção, ou não ganham o destaque merecido em nossas leituras.

A multidão que acompanhava Jesus parecia ser bastante eclética, uma vez que afluíam de diversas cidades da região. Isso inevitavelmente ampliava a possibilidade de interpretação de suas palavras, dados os diferentes hábitos e costumes, naquele momento misturados entre aqueles que se acotovelavam para ouvi-lo.

Saiu o semeador a semear a semente. E quando semeava... Notem que não há aqui um acaso, um derramar acidental da semente. A semente é lançada em diferentes terrenos. Existem diferentes terrenos, assim como existem diferentes cidades com costumes e hábitos peculiares. E há sobretudo diferentes corações. Ainda que corações rasos, espinhosos, ou duros como pedra não frutifiquem a semente, esses mesmos corações não deixam de havê-la rejeitado, como ação decidida e não casual, com casual não lhes fora a semeadura. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Os terrenos são infrutíferos, porque são figuras de corações áridos, que não aceitam ou não aprofundam a semente que lhe é oferecida; a mensagem de Deus, a sua Palavra viva. A pedra que os construtores rejeitaram. Não há qualquer equívoco em lhes lançar a semente, uma vez que parecem inadequados para o plantio. Se algum equívoco há, está nos corações endurecidos de tradições legalistas, vaidades religiosas, soberbas infundadas, e ansiedade pela vida individual e egoísta.

A parábola serve como reveladora das escolhas de cada um. Porque assim como a candeia acessa não pode ser escondida encobrindo-se assim a sua luz, também a Palavra de Deus revelada à humanidade não deixará de revelar, mediante sua luz, a verdade do coração de cada ser humano. Nada há oculto que não haja de manifestar-se...

Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça... Vede, pois, como ouvis. Pois aos corações arrependidos e piedosos, que de boa vontade e entendimento recebem a Palavra e a retêm, "vida" lhes será dada. Mas aos que não têm, até a "vida" que pensam ter lhes será tirada.


Refletindo o Exercício

Que tipo de solo tem sido o meu coração? Uma reflexão para muitos dias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger