domingo, 27 de dezembro de 2015

Acúmulos e simpatias; garantias?


Por Jânsen Leiros Jr.


"13 Disse-lhe alguém dentre a multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparte comigo a herança. 14 Mas ele lhe respondeu: Homem, quem me constituiu a mim juiz ou repartidor entre vós? 15 E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. 16 Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; 17 e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. 18 Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; 19 e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. 20 Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus."
Lucas 12:13-21 - JFA

Final do ano chegando! E como de costume nos deparamos com pessoas que se ocupam em planejar seus ritos de virada de ano, imaginando atrair coisas boas e positivas para suas vidas e para a vida de seus familiares. São pequenos gestos e manias, a princípio inofensivos, que na verdade traduzem nossa constante inclinação por garantias. Usar roupas de uma ou outra cor, mergulhar no mar, comer determinadas comidas, fazer gestos ou falar umas e outras palavras... Tudo com o tempero das simpatias de fim de ano.Um jogo de lógica retributiva, onde a força a que ou a quem se pretende agradar, recompensará com algo bom e relevante. Eu faço isso, logo garanto aquilo. "Não custa nada tentar. Vai que dá certo!" Ou, "pelo menos eu fiz a minha parte".

Nos versículos seis e sete desse mesmo capítulo, Jesus falou de não temermos circunstância desfavorável, porque Deus, que cuida de passarinhos tão baratos, muito mais cuidará de nós. Porém a soberba humana natural é buscar segurança no ter e no fazer. Ter recursos materiais e com eles a sensação de controle, ou fazer alguma coisa por si mesmo, que garanta ou se pretenda a garantir que o que se quer será. São nossas tão sonhadas garantias, que se sustentam prioritariamente naquilo que é tangível, naquilo que é palpável. Esperar importa em incerteza e isso é sinal de fraqueza. Afinal, quem sabe faz a hora não espera acontecer.

Foi requerendo esse tipo de garantia, que o filho desfavorecido de uma determinada partilha, pediu a interveniência de Jesus. O texto não registra as razões que o levaram a ter sido injustiçado, ou ter a sensação de não haver sido favorecido justamente na partilha. Mas de qualquer forma, ao sentir-se prejudicado, ele pediu que Jesus interviesse, trazendo para aquela circunstância, a justiça a que entendia ter direito. Jesus porém não só se eximiu de tal responsabilidade, como reforçou por parábola, a ideia de que recursos materiais em nada podem garantir a justiça, ou o cuidado de Deus. Ninguém pode produzir a própria justiça.

Na parábola, o homem rico e avarento, diante da prosperidade de seus campo, a despeito de já ter produzido o bastante para seu sustento e para o bom lucro de seu empreendimento, não pensou em estender ajuda a quem quer que fosse. Antes ele pensou apenas em si mesmo e na garantia de seu próprio futuro; na segurança dos dias vindouros. Ele decidiu ampliar sua capacidade de armazenamento, para que tais recursos lhe permitissem descansar de suas preocupações com o amanhã.

Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Essa é toda a insensatez das garantias materiais e da segurança que advêm dos recursos estocados; nada pode garantir a vida, ou a possibilidade de aproveitar o que se acumulou. Insensato, esta noite te pedirão a tua alma. Em outra tradução diz Louco!... Ora, se o acumulo de bens e a segurança nas riquezas é vã mesmo para quem a tem de verdade, quanto mais fugaz é a sensação de se garantir em pequenas posses ou simpatias, para aqueles que pouco ou nada têm. Mas são muitos os que, mesmo vivendo remediadamente, acreditam que suas seguranças e garantias, podem estar condicionadas ao que lhes seja palpavelmente conquistado, ou presumivelmente encaminhado.

E o que tens preparado, para quem será? A avareza e a ansiedade de acumular o bastante para um futuro que não pode ser garantido pela posse de qualquer riqueza, fez com que aquele homem não se permitisse ser generoso, e ajudasse alguém com o que lhe sobejava. Sua insensatez culminou na distribuição, não só do que lhe sobraria, mas de tudo o que já havia guardado. Toda sua riqueza se perdeu, quando perdeu a própria vida.

Quando no deserto, o povo de Israel, liberto da escravidão do Egito, precisou aprender a depender do sustento de Deus dia a dia, alimentando-se do maná que descia do céu toda manhã. E não podia nem mesmo guarda-lo de um dia para o outro pois estragava. Era preciso confiar que no dia seguinte, nova porção do cuidado de Deus se encarregaria de suas necessidades. A única garantia que tinham, era o cuidado, a providência e a fidelidade de Deus.

Garantias materiais não combinam com fé. Ser generoso é abençoar o próximo com a prosperidade do que Deus nos concede. Quão melhor é dizer comam, bebam, aproveitem... comigo, tudo isso que Deus me proporcionou. Não são as cores certas, nem as palavras exatas, e muito menos a quantidade de mergulhos que moverão a mão de Deus. Mas sim o seu amor e o seu cuidado, no que devemos confiar e descansar.

Vivemos buscando recompensas e prosperidade que garantam nossa segurança e confiança no futuro, quando na verdade esse futuro precisa, por fé, ser garantido e sustentado por Deus. Que nossa fé se exercite na dependência de Deus, e que a eventual prosperidade ou a falta dela não nos torne insensatos e loucos, buscando em mandingas ou posses, as garantias de que haverão de nos dar aquilo que pedimos ou pensamos.

4 comentários:

  1. Bom diaaaaaaaaa!
    Muitas das vezes que vivi esta experiência com Deus, de esperar a sua providência, confiar tão somente nEle, pq não guardo riquezas, tenho certeza da sua provisão, fui muito feliz e muito abençoada, este ano está se encerrando como um dos mais difíceis da minha vida, nunca vivi nada igual em minha conta bancária, mas tb,nunca vivi nada igual,à provisão diária do Senhor, como o povo do Egito, tremendo, pois a minha confiança está nEle e sei que esta confiança é que tem sustentado a minha vida à cada ano que entra e vai embora, não esqueço do meu Salvador nem nos momentos de regalo e nem nos de sufoco, pq em todos eles, Ele tem minha gratidão e mostra o Seu amor para comigo, te amo meu Paizinho.
    Obrigada, Jansen ,meu amigo ,pelo lindo texto.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victória, bom dia. Eu me junto à sua alegria, pois saber de experiências tão intensas e relevantes com Deus em nosso dia a dia, é o sintoma mais claro e contundente de comunhão e dedicação a Ele, que é tudo em todos. Muito bom saber de seu amadurecimento, pois as tribulações nos experimentam e a experiência produz a esperança. Na esperança a fé se aperfeiçoa, e sem fé é impossível agradar a Deus. Mas o justo vive da fé.
      Que o Senhor abençoe seu coração e mente, lhe capacitando dia a dia para a sua obra.
      Um forte abraço...

      Excluir
  2. É, uma grande verdade, não espero o milagre de Deus ,sou o verdadeiro milagre, somos, o respirar matinal já é o primeiro sinal disto, levo uma diabetes comigo há 31 anos,sem nenhuma sequela e confesso que ja fui curada de duas doenças que me levariam ao câncer do colo do útero, rapidamente, e a mais rápida eu não poderia tratar por causa da dia diabetes ,recebi um laudo negativa ao tratamento da minha endócrino, convivi 1 ano mim ela sem me tratar, tempo que muitas pessoas que se tratam não levaram, Ele me curou das duas juntas, pq não da diabetes ,pq Ele me quer ainda defendente dEle e assim que me sinto e estou,nao sou a melhor paciente que meus médicos ja tiveram, nao sou muito disciplinada Qt ao tratamento alimentar, mas minha disciplina ta em deixai e confiar que Ele cuide de mim e provas aos médicos que nao sou eu ,nao é a insulina, mas sim a dependência de Deus que me sustenta sem sequelas e é nEle que eu confio e espero a minha cura, se assim Ele quiser.
    Jesus abençoe sua vida ,querido

    ResponderExcluir
  3. Caro Jansen, bom dia!
    Este texto de Lucas é um dos que mais gosto, pois nele, todos somos levados a refletir sobre riquezas. E chegamos a conclusão de que só as pessoas insesatas juntam riquezas nesta terra. O próprio Salomao que foi um dos homens mais ricos da história biblica fala no livro de Eclesiastes Cap 1:2 que diante de todas as riquezas que ele possuía tudo não passava de Vaidade de vaidades! É tudo vaidade.

    ResponderExcluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger