segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Sabê-lo bom não faz mal


Por Jânsen Leiros Jr.


"Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo"
João 16:33 - JFA

"Eu vos preveni sobre esses acontecimentos para que em mim tenhais paz. Neste mundo sofrereis tribulações; mas tende fé e coragem! Eu venci o mundo"
João 16:33 - KJA

Questionar sobre a vida é um direito legítimo do ser humano. O pensamento é um exercício que nos faz ser diferentes de zebra e samambaias. De modo que, pensar e questionar são atos legítimos em qualquer pessoa, qualquer que seja o mote de tal questionamento, qualquer que seja o caminho de um determinado pensamento.

Por isso quando a bondade de Deus é questionada, não há qualquer sacrilégio nisso, pois que exercício genuíno do potencial humano de pensar. É preciso ter em mente, contudo, que sendo a bondade um atributo, ela é ou ela não é, não podendo haver em parte. Sim, porque se Deus é bom, ou Ele é TODO bem, ou não é bem algum, ainda que pudesse ser às vezes ou na maioria das vezes bom. Porque se há espaço para algum mal, então ele poderá ser todo mal. Mas afinal, Deus é bom ou mal?

Gosto da comparação que assisti outro dia, de dois momentos extremos da vida humana; nascimento e morte. É muito normal ao longo da vida sermos comunicados com toda a alegria, do nascimento de filhos de amigos, filhos de parentes, ou mesmo dos nossos filhos. Apreensivos pelas circunstâncias e pelos riscos envolvidos, ao sermos informados de que correu tudo bem, dizemos: Graças a Deus. E por vezes vi pais e parentes dizerem, com seus rebentos no colo como Deus é bom!

Mas também ao longo da vida vivemos circunstâncias de dor e de grande tristeza, onde nos questionamos por que Deus deixou isso ou aquilo acontecer. Por que permitiu a morte desse ou daquele ente querido... Por que Deus quis que morresse o meu filho? Falo como quem sofreu tal perda e que ainda dói e irá doer pra sempre.

Ora, Deus é bom ou é mal? Ou será que lhe atribuo bom ou mal conforme as circunstâncias que eu vivo? Ou será que Ele é bom ou é mal, dependendo do que me agrada ou me aborrece? Afinal, Deus é bom ou é mal? Ou nós é que vivemos como crianças birrentas, que variam de humor conforme as próprias conveniências?

Nunca houve qualquer promessa de "blindagem" da vida, por Deus ser bom ou ser mal. Muito pelo contrário, a Bíblia afirma que a chuva cai sobre justos e injustos, declarando em alto e bom som que Deus não faz acepção de pessoas. De modo que todos passamos tudo pelo que um ser humano normal pode passar ao longo de uma vida comum; vitórias e derrotas, ganhos e perdas, nascimentos e mortes... No mundo tereis aflições, disse o próprio Jesus. Viver é inquietante e aflitivo. Mas tenham bom ânimo, pois eu venci o mundo.

Essa é uma promessa, e uma promessa redentora. Haverá dor, surgirão dificuldades, os desertos aparecerão ao longo da caminhada; Ele estará sempre ao nosso lado. Sabendo isso, diria o apóstolo Paulo, que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus. É a providência cuidando de seus propósitos e de nosso bem.

Dói? Eu sei que dói. E dói em mim, como em tantos outros dói, em tantas outras situações que além da dor, nos deixam confusos e perplexos. Mas tenha bom ânimo, pois eu venci o mundo, diz Jesus aos nossos corações.

Essa sim é a vida real. Vida que se alterna em fatos agradáveis e desagradáveis. Em circunstâncias fáceis e difíceis de serem superadas. Momentos bons ou ruins de serem vividos. Mas Jesus não deixou de saber de nada disso. Viveu tudo, sendo homem experimentado em dores, para em tudo poder nos conduzir à salvação, por meio de sua própria dor. Ora, se o próprio Deus fez questão de pela dor nos conceder a graça de nossa salvação, como não estaria conosco e em nós, nos momentos em que a caminhada fica difícil, e o fôlego para continuar quase nos falta?

Tem bom ânimo. Tenha fé e coragem. Em Cristo nossa momentânea tribulação, se tornará peso de alegria, pois todas as lágrimas serão enxugadas, e todas as explicações nos serão dadas; ou não. Porque também não farão qualquer diferença. O que importa? A sua fé te salvou.


Que o Senhor conforte o seu coração em tudo, fortalecendo sua fé, para que a prova da Sua bondade e graça, se traduza em um coração grato e devotado, ao que Deus jamais resiste. 

10 comentários:

  1. Muito bonita, sua postagem, realmente os mistérios de Deus só conheceremos quando estivermos junto Dele, por agora, só nos basta ter fé, e acreditar que Deus é Todo Bondade, mesmo que em alguns momentos não entendamos o por quê ou o para que de algumas situações em nossas vidas, a Providência Divina sabe o que é melhor para cada um de nós.
    E muitos se perguntam "será que Deus existe? E por que então permite que as atrocidades no mundo?" Deus permite, pois Ele deu o livre arbítrio para o homem fazer o que quisesse, seja o mal ou o bem, o que acontece de ruim no mundo não é vontade de Deus, mas Ele prometeu o livre arbítrio, o mundo colhe "as dores do parto" por causa do PECADO. Sugiro este pequeno e simples vídeo sobre a existência de Deus: https://www.youtube.com/watch?v=2EHwf4c4mNM. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pérola! Obrigado pelo incentivo. Seu comentário é preciso e eloquente. A providência divina age em nosso favor, quase sempre em silêncio e apesar de nós. É o seu cuidado diário que se faz presente no surpreendente.
    Quanto ao vídeo eu já o conhecia e é mesmo especial. Um excelente argumento quanto a autonomia concedida à humanidade. No fundo, fazemos a sujeira na festa da existência, e requeremos que Deus limpe toda a sujeira.
    Que o Senhor abençoe seu coração e mente.
    Um forte abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a oportunidade de comentar. Sua colocação é perfeita: "No fundo, fazemos a sujeira na festa da existência, e requeremos que Deus limpe toda a sujeira."
      A propósito sou amiga de Douglas Fortunato (ele faz Filosofia UERJ), ele que me apresentou seu blog.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Que felicidade saber que fui indicado... Douglas é um menino especial, de caráter e generosidade raros. Será sempre um prazer nos falarmos. Um forte abraço...

      Excluir
    3. OLá tudo bem?
      Só para informá-lo também sou blogueira, só que falo sobre os livros que leio. E hoje é aniversário de 1 ano do meu blog.
      Se quiser, puder visitá-lo e prestigiar, agradeço, o link do blog: http://goo.gl/z0v5hc.

      Excluir
    4. Informação captada, blog visitado, comentário feito... Mas agora você arrumou um problema... Gostei muito do seu blog e virei fã. Vamos trocar muitas informações de livros. Passei o link para minha filha. Ela é louca por leitura e faz literatura. Viu a encrenca em que se meteu?!... kkkkkk
      Parabéns por seu primeiro ano, de muitos, se Deus quiser.
      Um abração...

      Excluir
    5. Encrencas assim tem passagem livre..rs. Obrigada pela divulgação.
      Abraço.

      Excluir
  3. Amém!!! Deus é bom em todo tempo, e em todo tempo Deus é bom! Esperança de Israel, socorro na hora da angústia! Nosso amigo consolador... Em fim, Deus é bom!

    ResponderExcluir
  4. Ótima mensagem,uma das melhores....realmente os mistérios de Deus não se é possível conhecer no momento,mas muitas das vezes ele e tão bom conosco e nem sabemos o agradecer,o que nos basta e termos fé e sermos gratos a todas as pequenas graças que ele nos dá...

    ResponderExcluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger