domingo, 8 de junho de 2014

* Por que Teologia? Por que aqui?


Por Jânsen Leiros Jr.

Interessei-me por religião muito cedo. Ainda menino, me flagrava pensando em assuntos que um garoto da minha faixa etária jamais se ocuparia em pensar. Vida após a morte, reencarnação, espíritos e morte, eram temas que se alternavam em minhas divagações, ainda que pelo pouco conhecimento, minhas conclusões fossem superficiais e pouco convincentes a mim mesmo.

À medida que eu crescia, também crescia a lista de assuntos ligados ao “mundo religioso” a ocupar minha mente. E toda vez que os adultos de minha família comentavam sobre algum desses assuntos, eu parava qualquer brincadeira e encostava para ouvir, Intuitivamente buscava referências.

Lembro, porém, que um determinado assunto me incomodava mais do que todos os outros; a morte. Eu já tinha uns treze ou catorze anos, não tenho como precisar, quando numa noite eu tentei simular o que imaginava ser um “estado de morte”. Estava só à noite no apartamento que morava com minha mãe e meu irmão na Rua Hermínia, e aproveitei para apagar as luzes, deitar na cama, esticar o corpo (como via os corpos colocados nos caixões), e fiquei quieto... bem quieto. Concentrei-me para não ouvir nada à minha volta e tentei aos poucos esvaziar a mente de qualquer pensamento. Até mesmo sobre o que estava pretendendo fazer. Não lembro exatamente que tipo de sensação eu tive naquele instante, ou mesmo se a simulação funcionou, mas uma frase cortou o vazio que eu tentei criar e eu pensei: Quando eu morrer não vou mais existir! O susto que essa “revelação” me causou foi tão grande, e o pânico de deixar de existir foi tão amedrontador, que acendi todas as luzes, corri para o apartamento de um vizinho que morava no andar de cima, e fingindo querer brincar com ele e meu irmão que já estava por lá, refugiei-me ali de meus próprios pensamentos. No dia seguinte decidi que buscaria uma religião.

Outras curiosidades sobre essa fase, contarei em outras oportunidades. Por hora é importante apenas mostrar como a teologia, desde muito cedo, povoava meus pensamentos e estimulava meu desejo de investigar seus mistérios. E olha que eu sequer imaginava existir a expressão teologia.

Entrei para a Igreja Batista de Cachambi aos catorze anos e logo me vi envolvido profundamente com tudo que se referisse ao estudo da Bíblia. Convencido que era a Palavra de Deus, fui aluno dedicado da Escola Bíblica Dominical – EBD, e desde esses dias a teologia é minha paixão mais terna, mais cuidada, mais bem tratada.

Meus estudos avançaram, meu empenho cresceu. A vida cotidiana por vezes ofereceu obstáculos e muitas pedras me fizeram tropeçar. Ainda assim os livros sobre o assunto se multiplicaram, e lidos se acumularam pelas prateleiras de minhas casas. Abertos e estudados, se espalharam pelas mesas de estudo, desarrumando a casa tão bem cuidada e mantida por minha esposa, Renata. Que Deus lhe dobre a paciência com minha bagunça!

Enfim, em todos esses anos de experiência de vida e estudo teimoso e persistente, amealhei uma quantidade absurda de papeis com anotações e rabiscos ininteligíveis, artigos jamais publicados, estudos ensaiados, aulas de EBD ministradas e mensagens que púlpito algum jamais ouviu... Meus talentos enterrados de estimação.

No último Dia das Mães, porém, meu irmão, o mesmo que brincava na casa do vizinho na noite que eu fugi de medo de minha morte imaginária, hoje pastor batista, me desafiou a desenterrar tudo isso. Mais; comunicar, repartir... anunciar. Sair da caverna da vergonha, descer da árvore de onde assistia Jesus passar. Ele estava certo e eu decidi encarar o desafio e correr o risco.

Qual risco? O risco de ser lido e se lido criticado. O risco de ser contestado e se contestado humilhado. O risco de me sentir ridículo e se envergonhado calar. Mas calar por quê? Num tempo em que ninguém se envergonha de dizer o que pensa sobre qualquer assunto, em que muitos expressam abertamente pelas redes sociais suas críticas, declaram suas predileções, anunciam seus sonhos, que demonstram até mesmo o que não são, por que eu deveria temer crer em público, pensar alto, falar sozinho... sentir como qualquer um, o que vejo como ninguém?

Então vai ser assim. Vou sonhar, vou contar, vou rever e acordar. Cantar em verso e prosa minhas desconfianças. Contar em histórias minhas suspeitas. Colocar em dúvida minhas certezas e me certificar de não me afirmar absoluto. Mas devo confessar que não me permitirei ser radical, na determinação de jamais o ser ou não.

Espero assim, que se você se interessar por esse blog, encontre nele um lugar aconchegante para suas idéias, estimulante para suas descobertas e, sobretudo uma cadeira a mais para puxar, se sentar e conversar.

Um Forte abraço.

Um comentário:

  1. jansen, lie gostei D+ vc escreve tão bem quanto seu pai.

    estas experiencias SÓ nos LEVA no mais profundo do nosso "EU" interior.


    UM FORTE ABRAÇO. ANAIR LEIROS.

    ResponderExcluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger