domingo, 22 de junho de 2014

=> Em meio a desavenças uma guerra pela Paz

“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.”
                                      Mateus 5:9 - KJA


Ser um pacificador não é ser apenas contrário à guerra, mas ser alguém que busca evitá-la ao máximo e a qualquer preço. Em um país como o nosso, porém, onde a população é naturalmente “da paz”, o termo pacificador parece distante demais e foge ao contexto cotidiano. Por isso seu sentido primordial pode escapar aos menos atentos ou cair em lugar comum.

Até porque, não é somente a guerra que interrompe a paz. Contendas, agressões verbais ou físicas, também podem e efetivamente roubam nossa paz, tanto quanto a violência urbana, as frustrações e as contrariedades. E no mundo moderno, vivemos rodeados por pessoas e circunstâncias, que nos perturbam a paz como que por encomenda.

Ser um pacificador, porém, não é ser um “banana”, um covarde que foge do embate. Muito menos o é quem evita o confronto por pura conveniência, seja pelo medo da dor ou do prejuízo inevitável.

Pacificar é um exercício, e não a “saída honrosa” de quem na verdade se percebe fraco, ou em desvantagem para um enfrentamento. Pacificar é optar consciente e positivamente pela conciliação, ainda que a força e a razão nos sejam favoráveis. Diz o pacificador a si mesmo: Tenho força para vencer. Todos os motivos para contender... Mas prefiro pacificar. A paz surge da atitude e não das circunstâncias.

Pacificador é aquele que enfrenta a si mesmo em favor da paz

2 comentários:

  1. Sim, é horrível a sensação de falar só, mas na verdade alguns estão sempre lendo suas mensagens, mesmo que não no tempo enque você as está enceeve ou enviando.
    Vamos, sim, exercitar a paz nos tornando pacificadores. Obrigado por compartilhar. Abração e fique na paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querido Josué. Saudade de você. Agradeço o carinho e a consideração traduzidos nesse comentário. Sempre é um incentivo.
      É mesmo horrivel falar sozinho, mas estou certo que as mensagens chegam onde devem chegar. A provocação ao comentário, é porque tenho muito clara a ideia de Provérbios 27:17 - "Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.". Na multidão dos conselhos habita a sabedoria; nesse caso os comentários dos amigos e suas críticas podem aumentar o empenho e melhorar a conduta. Ninguém nasce sabendo e Deus sempre nos aproxima "anjos" que ajudam a trilhar o caminho.
      Um abraço a você e em todos por aí. Mande sempre notícias.

      Excluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger