quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Vai faltar bandeira



Por Jânsen Leiros Jr.


5 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, 6 não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, 7 servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. 8 Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer.
Efésios 6:5-8 - JFA


22 Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. 23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, 24 sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor. 25 Pois quem faz injustiça receberá a paga da injustiça que fez; e não há acepção de pessoas.
Colossenses 3:22-25 - JFA


9 Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. 10 Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o, 11 sabendo que esse tal está pervertido, e vive pecando, e já por si mesmo está condenado.
Tito 3:9-11 - JFA


13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz..
Tiago 3:13-18 - JFA

As redes sociais continuam cumprindo um papel importantíssimo na sociedade, principalmente o de lançar na nossa cara a realidade de que continuamos lutando pelo que menos importa, fazendo de coisas menores e sem importância, bandeiras que hasteamos em nome de predileções pessoais, como se estivessem eivadas do que é certo, em contraste de bandeiras outras, defendidas por outros, que reputamos arrogantemente como erradas, ou na melhor das hipóteses impróprias. Um comportamento faccioso de origem; um outro lado de uma mesma moeda.

Falo da disputa insana e descabida de qual dos fatos deve obter maior consternação e solidariedade na mídia; o desastre de Mariana-MG, ou os atentados terroristas de Paris. Em uma corrida frenética e desmedida, diversas pessoas através de suas páginas nas redes sociais, disputaram a preferência de seus amigos e seguidores, crendo que a tragédia que defendiam, merecia chocar mais, condoer mais, trazer maior e mais amargo sofrimento que o outro, desfilando um corolário de motivos relacionados às pressas, mas sustentados em pura opção pessoal e simpatia.

Sim, por simpatia reafirmo. Porque qualquer pessoa minimamente isenta, percebe que tanto um fato quanto o outro, merece toda a atenção, preocupação, e reflexão de nossa parte. Por circunstâncias e razões diferentes, é verdade, mas impulsionadas por um mesmo motor; a temerária intervenção humana na causa, na execução e no desfecho de ambos.

Se por um lado o descaso, a falha de monitoramento ou de operação, provocou o desastre em Mariana-MG, por outro a intolerância religiosa de extremistas radicais, provocou uma das mais sanguinárias matanças urbanas dos últimos anos. Ora, tanto um fato quanto o outro originou-se da atitude humana, um pelo espírito sabotador, e o outro pelo espírito faccioso. Nos aprofundaremos nesses dois aspectos nas reflexões seguintes.

Temos diante de nós dois grandes dramas, cujas causas precisam ser efetivamente combatidas, e suas consequências dirimidas para o bem do futuro do planeta e das futuras gerações. Sim, porque do contrário, viveremos sobressaltados e inseguros, com medo das circunstâncias mais simples, e de momentos o mais improváveis para uma terrível e amarga experiência de risco de morte. Ou quem poderia imaginar que um rio de lama invadiria casas, ruas e cidades inteiras, matando pessoas, fauna e boa parte da flora das regiões por onde passou? E quem poderia imaginar que a consagrada noite parisiense, pudesse reservar momentos de pânico, terror e morte? Sempre nos chocamos diante do improvável, e nos indignamos perante o inaceitável. Ainda bem que é assim.

Ora, se toda vez que um drama se abater sobre uma região, cidade ou país, disputarmos qual delas necessita de maior visibilidade, solidariedade e consternação, estaremos nos concentrando no que menos importa; qual deles tem maior importância? Desse jeito faltará espaço para tantas bandeiras nas fotos de perfil. É preciso dar atenção ao socorro, à reconstrução da normalidade, e principalmente ao que possa impedir, em futuro próximo, que fatos como esses voltem a se repetir.


Mariana ou Paris, tanto faz. Nem uma nem outra, ou na verdade as duas. Tanto uma tragédia quanto a outra precisa receber de nós toda a atenção, empenho e solidariedade. As soluções variam, os planejadores divergem, mas em comum precisa existir a verdadeira e permanente vontade de ajudar além do que é possível, contribuindo no espaço de mundo à volta de cada um de nós, com atitudes que inspirem mudança de comportamento, tanto do sabotador, quanto do faccioso. Para que nem o descaso e nem o radicalismo sigam história a fora, fazendo vítimas e causando tristeza sobre tristeza, naqueles que com tantas dificuldades tentam encaminhar suas vidas cotidianas; as pessoas comuns.

2 comentários:

  1. É sempre edificante ver a sabedoria com que o Senhor o usa meu amado irmão, é uma grande honra para mim, poder chamar-lhe de amigo e de irmão. Que o Senhor continue o abençoando amém, boa noite e a Paz do Senhor amado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evandro. Creia, para mim também é uma honra e um prazer ter você por perto, apesar de nossa distância. Deus nos tem permitido auxílio em edificação mutuamente. Também para mim suas mensagens têm sido relevantes e enriquecedoras. Que em tudo o Senhor seja sempre louvado. E que nunca nos falte inspiração para proclamar a salvação. Que Deus abençoe seu coração e mente. Um forte abraço...

      Excluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger