quarta-feira, 23 de julho de 2014

X Nós os perdemos, mas eles sempre nos ganharam - Os Trescritores



Há poucos dias postei aqui um texto que falava sobre o sentido que a vida pode ter. Um sentido que pode encher a alma da mais legítima sensação de plenitude. Não por ser a vida dos sonhos materiais, mas por ser uma vida produtiva. Uma vida que deixe um legado, que seja significante, para mim e para as pessoas que comigo dividem o dia-a-dia da existência humana.

Pois bem, há poucos dias perdemos três grandes brasileiros. Homens que fizeram de sua arte e da visão peculiar da vida, um oásis de prazer, em meio ao deserto de insensibilidade que o mundo atravessa. João Ubaldo Ribeiro, Rubem Alves e Ariano Suassuna.

A literatura perdeu dois grandes expoentes. A Academia Brasileira de Letras perdeu um de seus imortais (como se fosse possível a morte de um deles). A Teologia perdeu o mestre do sabor. Perdemos um escritor que traduzia com simplicidade o olhar crítico do cotidiano da vida real. Seu texto sempre foi fácil, mas revelador. E perdemos o teólogo (educador, filósofo, poeta...) que nos ensinou que o sabor da “vida, e vida em abundância”, está no coração pleno do prazer da vida de comunhão com Deus, renovada na liberdade. Um vai deixar saudades nas calçadas do Leblon. Os outros dois deixarão um vazio enorme em minha estante.

Não vou me gastar em definições que não farão mais do que chover no molhado. A capacidade de sintetizar compêndios em pequenas frases, sempre fez de Rubem Alves um homem a frente de seu tempo.


"Sou grato pela minha vida. Não terei últimas palavras a dizer. Recebi muito. Fui muito amado. Tive muitos amigos. Plantei árvores, fiz jardins. Construí fontes, escrevi livros. Tive filhos, viajei, experimentei a beleza, lutei pelos meus sonhos. Que mais pode um homem desejar? Procurei fazer aquilo que meu coração pedia."
(Trecho da carta deixada por Rubem Alves) – Rubem Alves-frases, Facebook


Isso não é o sentimento de realização mais legítimo que pode existir? Sentir que não ficaram pendências... "combati o bom combate, encerrei a carreira e guardei a fé". Se despedir do mundo sem deixar vida por viver.


A vida pode mesmo ter um sentido, um propósito, enquanto marcha para a realização e o próprio fim. Exigência do recomeço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger