sábado, 10 de janeiro de 2015

=> Confronte-se para não ser confrontado





9 Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado.10 Eu, o Senhor, examino os pensamentos e ponho à prova os corações. Eu trato cada pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz.”
                      Jeremias 17:9-10 - NTLH


“Se examinássemos primeiro a nossa consciência, nós não seríamos julgados pelo Senhor.”
                      1 Coríntios 11:31 - NTLH

Temos falado insistentemente sobre reconhecimento das próprias fraquezas e das necessidades intrínsecas à alma humana, que se manifestam individualmente das mais variadas formas. A minha necessidade e fraqueza não é igual ou a mesma que a sua. Na verdade cada um de nós tem sua particularidade e peculiaridade no caminho da salvação, o que faz com que a responsabilidade de avaliar-se a si mesmo seja única, pessoal e intransferível.

Obviamente podemos contar, pelo cuidado e providência divina, com amigos e irmãos na fé, que nos auxiliam e nos ajudam nessa tarefa, não só orando por nós, mas também conversando e nos confrontando com a percepção que têm de nós, quase sempre diferente daquela que fazemos de nós mesmos.

Examinar-se, no entanto, é uma tarefa pessoal e exige verdade e desprendimento, que nem sempre temos ousadia ou nos sentimos a vontade para realizar diante de terceiros. Até porque, tal exercício conduz a um julgamento que faremos de nós mesmos, e esse julgamento só é legitimo, quando conseqüente daquilo que eu mesmo percebo de mim, sem influência conclusiva, se não apenas aquela que vem de quem examina todos os corações; o próprio Deus. Esse auto-exame nos conduz à confissão que nos leva ao arrependimento.


1 Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces.2 Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. 3 Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço. 4 Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer. 5 Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder. 6 Eu não consigo entender como tu me conheces tão bem; o teu conhecimento é profundo demais para mim.”
                      Salmos 139:1-6 - NTLH


8 Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. 9 Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. 10 Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós.”
                      1 João 1:8-10 - NTLH

Todos pecaram, diz Paulo em Romanos. Não alguns, mas todos. Não há quem não tenha necessidade de avaliar o que tem vivido. O auto-exame, tão falado ultimamente pela mídia como um primordial aliado na prevenção do câncer de mama, por exemplo, também é primordial na interferência do processo de morte, pelo pecado que alimentamos dentro da alma, que vai crescendo e tomando espaço em nossas vidas, até matar-nos espiritualmente.

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, diz Paulo aos irmãos em Corinto. Avalie e julgue seus motivos, aquilo que estimula e sustenta suas atitudes, seus impulsos. Coloque-se à prova diante de Deus e com sinceridade lhe apresente suas razões e o deixe pesá-las em sua balança fiel e correta.

Examinar-se, confrontar-se, é um exercício difícil, mas necessário. Exaustivo, porém revigorante. Porque provado pelo fogo, o ouro, puro, sempre brilhará bem mais.

Bom treino a todos!




2 comentários:

  1. Lendo este texto, me lembrei de um áudio da monja Coen(Budista) onde ela falava sobre o valor e poder do arrependimento e desejarmos boa morte, assim como a vida.
    Independente do credo, conhecer-me tem sido um exercício árduo, pois reconhecer e aceitar que não somos feitos só de virtudes, como disse Paulo; na vida real no meu caso só com apoio divino. E Deus em sua infinita bondade aos que o permitem entrar em sua morada nos ensina que a cada dia, como " novo", que a única certeza que temos nesta breve passagem é que tudo muda o tempo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, obrigado por seu comentário. É verdade, independente de religião, quando permitimos que Deus habite em nossos corações, não há que fique como antes. E a cada passo, uma nova mudança Ele realiza em nossa vida, nossas atitudes, reações e predileções. É a obra que realiza na vida de todos que dele declaram depender e ao seu lado preferem viver. E isso, repito, não depende mesmo de religião alguma, mas da atitude de fé, que reconhece o amor de Deus em seu Filho Jesus, que pode habitar os corações e mente. Um forte abraço e todos...

      Excluir

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger