sábado, 30 de março de 2024

Fiz porque quis!

 Por Jânsen Leiros Jr.


Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”  

Filipenses 2:5-8

 A sexta-feira que antecede ao Domingo de Páscoa, a chamada Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é um feriado cristão lembrado em quase todo o mundo[1]. E mesmo fora das comunidades cristãs, a história da crucificação de Jesus é amplamente conhecida, e rememorada como um fato aceito, no mínimo, como realidade histórica. Isso o torna extremamente popular, e sua importância é reconhecida por senso comum.

Que Jesus foi morto em uma cruz, portanto, não é segredo pra ninguém, e poucos são os contestadores desse evento que ultrapassa as paredes da crença religiosa, e se traduz em pinturas, esculturas e diversas outras expressões artísticas e culturais mundo afora há mais ou menos dois mil anos.

O que não é muito comum, e desde tempos idos, é a cruz tomar o centro da pregação da salvação proclamada pelas igrejas, no Brasil e no mundo. Poderíamos atribuir isso às novidades culturais da pós-modernidade, mas estaríamos escondendo uma realidade já denunciada no Novo Testamento, e que preocupava demasiadamente o apóstolo Paulo, por exemplo, como se pode notar em alguns textos bíblicos[2].

Não que sobre a crucificação como fato histórico paire qualquer dúvida plausível, uma vez que sustentado, inclusive, por documentos não religiosos[3]. Mas grande é o número daqueles que entendem a crucificação como um martírio consequente, causado pelos assim considerados posicionamentos políticos e religiosos assumidos por Jesus, e não como um sacrifício espontâneo, em que o Cristo de Deus se ofereceu como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Considerado como mártir, e ainda como um homem cuja mensagem de amor e paz estava muito à frente da sociedade de seu tempo, Jesus tem sua cruz considerada como um final inevitável para quem contrariou os interesses dos dominadores da época, ou mesmo dos pretenciosos rebeldes, que buscavam um líder que comandasse alguma insurgência contra o Império Romano[4].

As distorções sobre o significado da cruz na história da salvação, no entanto, não ficam do lado de fora, nem mesmo dos muros do próprio cristianismo, ou das mentes de seus dedicados fiéis. Infelizmente. E não foi por falta de empenho de quem, logo cedo, percebeu que tal descaminho poderia acontecer em algumas comunidades cristãs ainda no primeiro século.

É importante ressaltar a essa altura, que ao enfatizarmos a cruz como mensagem central do evangelho, não o estamos fazendo com a finalidade de sacraliza-la como objeto primordial da cristandade. Jamais. Em vez disso, a ideia é posicioná-la como instante de realização do sacrifício vicário de Jesus em nosso lugar. Como ápice de seu propósito redentor. Lugar de expiação dos nossos pecados[5].

                    Além disso, e não menos importante, precisamos entender que a crucificação tem sua relevância na história da redenção, não meramente como modelo de morte, sem sombra de dúvida agressivo, desumano e indigno, e que por isso tenha elevado o caráter sacrificial de Jesus ao tomar nosso lugar em expiação. Até porque, ele não foi o único a sofrer tal sentença de morte[6]. Mas então, por que na cruz?

Digamos que a sentença de morte para o crime pelo qual Jesus foi condenado, em vez de crucificação fosse o enforcamento. Será que o texto do apóstolo Paulo não teria sido porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este enforcado? Certamente sim. E por que? Simplesmente porque Paulo não está se referindo ao modo pelo qual Jesus foi morto, mas sim ao fato de ter se entregado à morte em nosso lugar. Espontaneamente, e resoluto, até a totalidade de seu sacrifício. Mas por qual razão a cruz chamava tanto a atenção do apóstolo, a ponto de fazê-lo trocar qualquer argumento humano convincente, pela aparente vergonha da cruz?

Naqueles tempos, e desculpem dizer mas será necessário para melhor compreensão do argumento, além da crucificação, alguns outros métodos de execução eram passíveis de uso. Pessoas morriam pela espada, perfuradas por flechas e lanças, rompidas ao meio por métodos que variavam desde serem cruelmente cerradas, até puxadas pelos membros por juntas de cavalos em direções contrárias, e ainda atiradas de um penhasco ou enforcadas, como adiantamos acima. Todas execuções relativamente rápidas e diretas, que variavam em crueldade, mas que davam ao executado pouca ou nenhuma chance de resistir à morte, ou ao menos prolongar seus instantes finais.

Já a crucificação, como método de execução, tinha possibilidades múltiplas. A primeira e mais interessada ao Império, era o seu caráter didático, por incrível que pareça. Havia uma exposição imensa do executado, desde os momentos que antecediam à sua execução. Já pendurado na cruz, os motivos de sua condenação eram declarados ao público, e por um tempo razoavelmente longo, a execução ficava à vista das pessoas, que iam, segundo entendiam, sendo ensinadas a não cometerem crimes que as levassem a semelhante desfecho. Mas também havia um mórbido pensamento velado de que, pendurado na cruz, o executado teria algum tempo de pensar no fez, e arrepender-se do mal cometido, o que era utilizado como uma espécie de minimização da crueldade daquela pena de morte.

        Olhando pelo prisma do tempo transcorrido entre a execução e o efetivo falecimento do executado, ele não somente tinha tempo para se arrepender, como também, contava com a possibilidade de ver seus entes queridos, e falar com eles uma última vez antes de calar-se definitivamente. No caso de Jesus, o tempo entre ser levantado na cruz e morrer efetivamente, não só permitiu-lhe as últimas palavras, ainda que em agonia, mas oportunizou em sua história mais um instante de provação de seu amor por nós. E por que concluímos isso?

Em seu livro "A Última Tentação de Cristo" o renomado escritor grego Nikos Kazantzakis[7], retratou a vida de Jesus Cristo de uma maneira ficcional, claro, explorando questões existenciais e espirituais bastante relevantes, sobre os momentos vividos pelo Senhor na cruz. Segundo o escritor, e o que me parece extremamente plausível, por todo o tempo pendurado na cruz, Jesus foi tentado, pela dor e agonia que experimentava, a descer dali, estancando repentinamente o plano de salvação da humanidade, e cessando toda a imensa aflição que lhe acometia.

Na prática, a suposição romanceada de Kazantzakis, ressaltou que, na cruz, um importante traço de espontaneidade e determinação de propósito foi revelado por Jesus. Não há uma fatalidade incidental em sua morte “e morte de cruz”. Antes, seu sacrifício é uma escolha dele e de Deus. Não foi um acaso ou muito menos uma lamentável imponderável infelicidade. Ele quis e efetivamente morreu pela humanidade. Ainda que doído, e doído até o fim. Tudo isso deixando evidente, que seu amor por nós foi além do limite da agonia e do interesse pessoal pelo alívio e pela continuidade da própria vida. Ele poderia ter pedido ao Pai para tirá-lo dali. Poderia ter desistido do processo que já o vinha angustiando como no Getsêmani. Em vez disso, e apesar da sensação de desamparo, preferiu dar-se por nós, dando tudo por “consumado”, e entregando o espirito nas mãos de Deus. Uma declaração pra lá de poderosa, do imenso e incondicional amor de Deus por você e por mim.   

            É claro que há muitos outros aspectos relevantes na morte de Jesus. Mas todos eles convergem para um mesmo e importante lugar; foi amor e foi espontâneo. Não o tivesse sido, o caráter acidental e inevitável do feito, apagaria o aspecto vicário do sacrifício, reduzindo o feito do Senhor a um ativismo ideológico, e a um martírio consequente à luta por uma causa. Não deixaria de ser historicamente relevante, mas jamais seria redentor. Em vez disso, suas escolhas reveladas antes e sobretudo na cruz, nos fazem praticamente ouvi-lo dizer: Foi por você. Fiz por amor e fiz porque quis.

[1] A Sexta-feira Santa, que marca a crucificação de Jesus Cristo, é uma tradição cristã que remonta aos primeiros séculos do Cristianismo. Sua comemoração foi instituída pela Igreja Católica como parte da Semana Santa, que culmina na celebração da Páscoa. A data específica da instituição da Sexta-feira Santa como feriado nacional varia de país para país.

No Brasil, a Sexta-feira Santa é reconhecida como feriado nacional devido à influência do Cristianismo, predominantemente católico, na cultura do país.

[2] 1 Coríntios 1:18-25; Gálatas 6:11-14; Hebreus 12:2

[3] Existem vários textos e documentos históricos não religiosos que mencionam a crucificação de Jesus como um evento histórico. Aqui estão alguns exemplos:

Flávio Josefo: Um historiador judeu do primeiro século, em sua obra "Antiguidades Judaicas", menciona Jesus e sua crucificação, embora algumas partes tenham sido questionadas por estudiosos quanto à autenticidade.

Tácito: Um historiador romano do primeiro e segundo séculos, em suas "Anais", faz referência à crucificação de Jesus sob o reinado de Tibério, durante o governo de Pôncio Pilatos.

Plínio, o Jovem: Um escritor e administrador romano do primeiro e segundo séculos, em suas cartas ao imperador Trajano, menciona os seguidores de Jesus e seus costumes, indicando a existência de Jesus e sua crucificação. 

Luciano de Samósata: Um escritor e satírico grego do segundo século, em sua obra "A Morte de Peregrino", faz menção a Jesus e sua crucificação.

Esses são apenas alguns exemplos de fontes não religiosas que corroboram a crucificação de Jesus como um evento histórico. Esses escritos fornecem evidências de que a crucificação de Jesus era conhecida e discutida por historiadores e escritores contemporâneos, independentemente de suas crenças religiosas.

 [4] Algumas correntes filosóficas, pensadores e até mesmo religiões não cristãs podem interpretar a crucificação de Jesus como um evento motivado principalmente por questões políticas e religiosas da época, em vez de um sacrifício redentor voluntário. Aqui estão algumas dessas perspectivas:

Perspectiva Judaica: Do ponto de vista judaico, a crucificação de Jesus pode ser vista como resultado de sua oposição às autoridades religiosas judaicas da época e às tensões políticas com o governo romano. Jesus foi considerado uma ameaça ao status quo religioso e político, levando à sua condenação à morte.

Perspectiva Secular: Alguns filósofos e historiadores seculares podem interpretar a crucificação de Jesus como um evento político em vez de um evento divino. Eles podem ver Jesus como um líder religioso e social que desafiou as estruturas de poder estabelecidas e foi executado como resultado de sua contestação política.

Perspectiva Filosófica: Certos filósofos podem analisar a crucificação de Jesus como um exemplo de conflito entre o indivíduo e o sistema estabelecido. Eles podem ver Jesus como um mártir que defendeu seus princípios éticos e morais, mesmo que isso o levasse à morte nas mãos das autoridades.

Perspectiva Religiosa Não Cristã: Em algumas tradições religiosas não cristãs, a crucificação de Jesus pode ser vista como um evento histórico sem significado divino. Ele pode ser considerado apenas como um líder religioso que encontrou oposição das autoridades e foi executado como resultado de sua pregação e atividades.

[5] Efésios 2:16; Colossenses 1:20-22

[6] É difícil fornecer um número exato, pois os registros históricos são limitados e muitos casos podem não ter sido documentados. No entanto, a crucificação era uma forma de punição comum no Império Romano, especialmente para criminosos considerados ameaças à ordem pública, como rebeldes, escravos e criminosos violentos. Durante o período em que a prática foi utilizada, milhares de pessoas foram crucificadas, incluindo judeus e pessoas de diversas outras nacionalidades. O número exato varia de acordo com diferentes estimativas e períodos históricos, mas é razoável afirmar que um grande número de pessoas foi submetido a essa forma brutal de execução durante o domínio romano.

[7] "A Última Tentação de Cristo" foi publicado em 1955. Já o filme, homônimo, foi lançado em 1988 e dirigido pelo renomado cineasta Martin Scorsese. Kazantzakis também é conhecido por outras obras influentes, como "Zorba, o Grego", que também foi adaptado para o cinema e 1964 e "Alexis Zorba".

4 comentários:

  1. Bispo Alexandre Galvão30 de março de 2024 às 21:37

    Meu amigo você é diferenciado no conhecimento e ensino. Deus lhe abençoe mais e mais

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    1. Meu querido amigo, você é incansável em seu incentivo e motivação. Obrigado por todo carinho e orações. O Senhor nos abençoe sempre, na tarefa de inspirar corações à Palavra.

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  2. No jardim Jesus orou ao Pai e sondou quanto a possibilidade de ser poupado mas nunca deixou de manifestar a sua disposição de se submeter a vontade dele. A resposta que recebeu foi NÃO.
    Na cruz já estava tudo estabelecido. Entregou-se por inteiro. Não só por obediência como também porque quis. Entregou-se voluntariamente por amor.

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    1. Exato. O plano era aquele. Ele poderia não tê-lo cumprido. Mas seu amor por nós foi maior que sua própria vontade. Louvado seja o Senhor!

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