Por Jânsen Leiros Jr.
Fonte: The Evangelical Quarterly, Volume 10, Issue 4,
outubro de 1938, páginas 302-315.
Norman H. Snaith
Tradução do autor
Pode
parecer até aqui que a análise que estamos iniciando em nossas reflexões no
livro de Jó despreze, como sofrimento, os fatos e circunstâncias cotidianas da
vida comum, assim como todos os transtornos, e consequências desagradáveis que
tais fatos provocam em cada ser humano. Mas não é isso. Muito pelo contrário. É
mais do que evidente que aquilo que parece um simples infortúnio para mim pode
ser verdadeira causa de aflição severa para outros, dependendo apenas do
significado que tal idêntica condição tenha para mim, comparando com o que
provoca nos outros.
O
desemprego, por exemplo, é sem dúvida um revés bastante desconcertante, para
qualquer pessoa que não o pretenda, sendo capaz de causar consequências
devastadoras no indivíduo e na sociedade[1].
Para um jovem de vinte e poucos anos, porém, terá um significado bem menos
preocupante, considerando apenas o aspecto etário, do que para uma pessoa de
mais de cinco décadas de vida, a poucos anos da aposentadoria. Para este, o
desemprego inesperado pode mesmo trazer consequências devastadoras, causando,
na ponta, severa aflição. Se este mesmo jovem desempregado, porém, for arrimo
de família, a falta de um salário poderá causar muita angústia e medo, diante
da insegurança e da incerteza que o afligirá.
Diante
disso, então, se condições semelhantes podem provocar diferentes graus de
desconforto e angústia, variando mesmo entre simples infortúnio e devastadora
tragédia, o que exatamente, em meio ao caos, estabelece o que fará de qualquer acontecimento
ou condição fator incontestável de severa aflição? Talvez a diferença não
esteja na natureza e nem mesmo no cenário em que o sofrimento ocorra,
independentemente de suas variáveis, mas sim no grau de desesperança[2]
por presumida inexistência de solução, ou mesmo de reversão das consequências
advindas de uma determinada realidade.
O Sofrimento como tema bíblico
O
tema do sofrimento é sem dúvida uma das questões mais recorrentes e relevantes
em toda a Bíblia[3],
merecendo atenção especial de qualquer estudioso das Escrituras. Desde os
relatos mais antigos até as cartas apostólicas do Novo Testamento, o sofrimento
é uma realidade enfrentada pela maioria dos personagens bíblicos e abordada de
diversas maneiras. Mas há, claro, casos bem marcantes, que confirmam a
relevância do tema.
No
Antigo Testamento, além do livro de Jó, claro, um exemplo notável é o do povo
de Israel durante seu período de escravidão no Egito, conforme registrado no
livro de Êxodo. Os israelitas enfrentaram condições extremamente difíceis
devido à opressão dos egípcios, sofrendo sob o jugo da escravidão. Sua história,
no entanto, é marcada pela libertação miraculosa por parte de Deus, que os
conduziu através do deserto em direção à Terra Prometida.
Ainda
nos Salmos, encontramos expressões profundas de sofrimento e angústia, mas
também de esperança e confiança em Deus. O Salmo 22, por exemplo, descreve
vividamente o sofrimento do salmista, que clama a Deus em meio à dor:
"Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu
auxílio e das palavras do meu bramido?" (Salmo 22:1, ARC). No entanto, o
salmo também expressa confiança na fidelidade de Deus, que eventualmente trará
livramento ao aflito.
Já
no Novo Testamento, o próprio Jesus é apresentado como alguém que experimentou
sofrimento de forma intensa. Desde seu nascimento em condições adversas, até
sua crucificação, Jesus viveu uma vida marcada pelo desconforto, pela dor e
pelo sacrifício. No Jardim do Getsêmani, momentos antes de sua prisão, ele
expressou angústia profunda, orando ao Pai: "Meu Pai, se é possível, passe
de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres"
(Mateus 26:39, ARC).
Além
disso, as epístolas do Novo Testamento, escritas pelos apóstolos, abordam o
tema do sofrimento de várias maneiras. O apóstolo Paulo, por exemplo, escreveu
sobre suas próprias experiências de aflição e perseguição, destacando a
importância de suportar o sofrimento com fé e esperança. Em sua segunda carta
aos Coríntios, ele escreve: "Porque a nossa leve e momentânea tribulação
produz para nós um peso eterno de glória mui excelente" (2 Coríntios 4:17,
ARC).
O
que podemos, com razoável segurança, inferir desse resumido painel que
apresenta o sofrimento como tema presente em toda a extensão do texto bíblico é
que, de maneira abrangente e profunda, a reflexão sobre a condição humana do
sofrimento sempre esteve profundamente ligada à esperança e à confiança em
Deus, como sua opositora e cura.
Tudo
isso considerado, quando falamos de sofrimento no livro de Jó, estamos falando
de tragédias e circunstâncias em série, que cercaram o personagem central da
história por todos os lados, atirando-o numa condição de total desesperança
diante da realidade que lhe tomou de assalto. Luto pelos filhos, perdas
patrimoniais e enfim a própria saúde, se somam em um ambiente trágico
paralisante, diante do qual, de pronto, dificilmente alguém consegue
posicionar-se equilibradamente, sem sentir-se totalmente desamparado e sem
saída. A morte se apresenta como sombra. Iminente possibilidade. O desespero
tolda todo e qualquer pensamento. Um estado inevitável de aflição severa toma
conta da alma.
Norman H. Snaith |
Assim, o que podemos concluir até aqui sobre a primeira questão quanto a ser o livro de Jó, efetivamente, uma narrativa que se ocupe em debater o sofrimento humano, é que o sofrimento ao qual o personagem é exposto é efetivamente uma aflição severa, e não apenas condição incômoda da vida, cuja solução seria possível, em maior ou menor grau, e cuja reversão se fizesse plausível, pela ação direta ou indireta do próprio Jó. Antes disso, Jó estava totalmente impossibilitado de tudo, desde sua integridade física, até acesso ao que lhe pudesse produzir qualquer conforto. Sem dinheiro, sem família e sem saúde. Quase nada lhe restava, senão apenas amaldiçoar a Deus, e morrer.[4]
A
natureza do sofrimento de Jó e sua singularidade
Um
outro aspecto que precisamos apurar sobre a questão do sofrimento que se abate
sobre Jó, é a natureza do que lhe aflige. Ou seja, seria o seu sofrimento
causado por infortúnios casuais, coincidentemente sequenciados e devastadores
em série, ou tal aflição vem a reboque do acumulo de tragédias a ele impostas,
que buscavam provocar-lhe exatamente a condição aflitiva em que acaba por se encontrar?
Ou ainda, e mais especificamente falando, o sofrimento de Jó é consequência de
seus próprios atos ou decisões equivocadas, ou surge de fatores completamente
imponderáveis, dos quais Jó não teria qualquer controle ou possibilidade de
evitar? Seus amigos vão achar exatamente que a aflição de Jó tem causa em
alguma atitude sua. Algum pecado seu, quer sabido ou oculto até a ele mesmo. Nós,
porém, sabemos que não.
O
que me parece relevante apontar nesse segundo aspecto sobre o sofrimento,
portanto, é que ao longo de nossas existências, há desconfortos imponderáveis e
outros pelos quais poderíamos não estar passando, caso nossas condutas ou
escolhas tivessem apontado para outra direção. O que significa dizer, que há
sofrimentos em que apenas estamos colhendo o que plantamos, pagando pelo que
causamos, ou qualquer outra condição em que o efeito vivido vem em confronto
àquilo que nós mesmos provocamos. O caso de Jó, contudo, não parece ser este.
Ora,
se a diversidade de causas e circunstâncias do sofrimento não invalida o grau
da dor experimentada por cada indivíduo, sendo o sofrimento uma experiência
subjetiva e real independentemente de suas origens, uma vez que tal diversidade
não é apresentada na narrativa de modo a tornar o conteúdo abrangente e
exaustivo, mesmo que tipificado fosse, afirmar que o tema central do livro é o
sofrimento humano puro e simples, é simplificar a reflexão, e encurtar a
profundidade da discussão que a história de Jó nos oferece. Desprezar outros
fatores até mais profundamente abordados do que o próprio sofrimento, nos
impede de perceber as questões éticas, teológicas e existenciais exploradas na
narrativa, que ampliam sua relevância e significado para além do simples
registro do sofrimento humano. Precisamos de uma compreensão mais profunda e
contextualizada do livro e de sua mensagem.
Assim,
ao refletirmos sobre a história de Jó, somos convidados a considerar não apenas
o papel do sofrimento em nossas vidas individuais, mas também a dimensão
espiritual e transcendental que pode estar além de nossa percepção imediata. Tendo
Jó como exemplo, somos desafiados a confrontar conclusões superficiais ou de lugar comum. E
muito embora o sofrimento seja uma realidade inevitável na vida humana, não
podemos pensar nele como meio determinante de crescimento pessoal, sob pena de
confinarmos o conteúdo do livro, a um determinismo implacável e meramente mecanicista.
[1] Desemprego, trabalho sem proteção social e saúde: uma análise do indivíduo e do contexto. Tese apresentada ao Programa de PósGraduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais; Luana Giatti Gonçalves
[2] A Psicologia da Esperança: Um Revestimento Revolucionário para a Vida; 2000; C. R. Snyder
Embora não se concentre exclusivamente na desesperança em situações de aflição, o autor discute como a esperança pode ser um fator crucial na superação de adversidades e na construção de resiliência.
Snyder explora como a desesperança pode surgir em
diferentes contextos de vida, como doença, luto, desemprego e outros eventos
estressantes. Ele argumenta que a desesperança é uma resposta comum a essas
situações, independentemente de sua natureza específica.
[3] algumas
publicações e seus respectivos autores que abordam o tema do sofrimento como
recorrente ao longo do texto bíblico:
"The Problem of Pain" (O Problema da Dor); C.S.
Lewis
"Suffering and the Sovereignty of God" (O Sofrimento
e a Soberania de Deus); John Piper, Justin Taylor (editores)
"Where Is God When It Hurts?" (Onde Está
Deus Quando Dói?); Philip Yancey
"The Gift of Pain" (O Dom da Dor); Paul
Brand, Philip Yancey
"Walking with God through Pain and
Suffering" (Caminhando com Deus através da Dor e do Sofrimento); Timothy
Keller
[4] Jó 2:9; Neste
versículo, a esposa de Jó, vendo o sofrimento do marido, sugere que ele
amaldiçoe a Deus e morra. Esta passagem está mais profundamente comentada nos
artigos seguintes.
[5] Jó 1:1 e Jó
2:3
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