segunda-feira, 16 de março de 2015

Marraio, Feridô Sou Rei





“Marraio era um menino sagaz, o melhor das rodadas de bolas de gude, aquele cujo peão batia forte e tirava os oponentes das pequenas arenas circunscritas no chão de terra batida, era aquele que corria lépido    sem ofegar, orgulhava-se de ser o Marraio, apelido herdado dos jogos de gudes coloridas. Pois, ao disputarem quem jogaria a gude para determinar a ordem dos jogadores na disputa, sempre antes dos demais ouvia-se seu brado valente: “Marraio, Feridô Sou Rei!” e assim tirava vantagem de ser o ultimo a se lançar  rumo   a linha do destino dos jogadores, o  que  na  grande  maioria  das  vezes,  lhe  dava  uma  grande   vantagem, chegando a desanimar os oponentes"
                      Alex Huche - http://marraiosourei.blogspot.com.br/2013/01/marraio-ferido-sou-rei.html

A frase na foto acima, é uma legítima manifestação democrática da opinião pessoal, ou representativa do pensamento e sentimento de um determinado grupo da sociedade brasileira. Foi dita pelo ex-presidente Lula, então líder do PT e candidato iminente à presidência da república, cargo ao qual aliás, concorreu livremente e representando seu partido por algumas eleições.

A frase é precisa em demonstrar o quanto o sentimento de indignação pode inquietar e perturbar o bem estar de quem se sente desrespeitado, pelo que se entende serem desmandos, incompetências, improbidades e tudo o mais que se quiser incluir na lista. Segundo deixava claro em sua frase, o estado de coisas a que se referia era mais do que necessário para legitimar um impeachment ao então presidente Fernando Henrique Cardoso, comparando com outros casos em que o legítimo ocupante da presidência foi destituído ou renunciou, diante de flagrantes casos de improbidade.

Pois bem, nesses últimos dias, diante do flagrante estado de aparelhamento do estado brasileiro, do repugnante estado de corrupção sem precedente na máquina pública, e do total descontrole da economia nacional, ao primeiro grito de "Fora Dilma", o Partido dos Trabalhadores e seus representantes saíram em defesa de suas posições, tratando a reação dos que se sentem prejudicados como oportunismo e golpismo. O que mudou? Agora eles são vidraça e não a pedra.

Eles podem, os outros não. Com essa gente é sempre assim. - Apaga luz! Sempre que as circunstâncias não lhes são favoráveis... - Apaga luz!. Lembram? Era como se gritava no jogo de bola de gude, normalmente quando se estava perdendo e não se queria ficar sem as bolas que estavam casadas no triângulo. Era só gritar, pegar as bolas na marra e sair correndo para casa. Dois pesos e duas medidas, farinha pouca meu pirão primeiro... Diria minha avó, desfilando seu rosário de provérbios que cantarolava sempre que queria passar alguma lição. Vó, lição aprendida!

A verdade é que com impeachment ou não, o que está evidente é o imenso descontentamento da população com a condução do governo. E olha que eu sequer sou favorável ao "Fora Dilma"! Muito pelo contrário, creio que eles agora amargam e devem mesmo amargar o prejuízo político de quem manipulou o processo eleitoral, fabricando medo e divisões na população, para se manterem no poder a qualquer custo. Está aí. Ele (o poder) é todo de vocês... Aliás, comem o pão que eles próprios amassaram, mofaram e estragaram. Fartem-se!!!

O único problema é que tal prejuízo não lhes é imposto sem que doa em nós, cidadãos que esperamos do governo um mínimo de competência para fazer funcionar o país. Doe em todos. Eleitores ou não do PT. Sim, porque não há quem se livre dos prejuízos. Estão todos no mesmo barco, mesmo que não entendam assim ou não enxerguem o abismo para onde navega a embarcação.

Não quero gastar tempo falando sobre isso. Não que não goste de política. Não que não considere importante manifestar meu descontentamento também. Mas qualquer movimentação que vise ajustar o que estamos passando, passa necessariamente por uma vontade política, que não vejo em ninguém, senão naqueles que não têm qualquer poder, ou só o terão daqui a quatro anos. Sim, porque não me enganem e nem se enganem; nossos parlamentares não estão nem um tantinho sequer constrangidos com as manifestações de centenas de milhares ou milhões de cidadãos indignados. "Uma gente que só sabe reclamar...". E isso independe de partido. Depende apenas e tão somente de interesses. Todos têm os seus. Até mesmo a oposição só se manifesta por interesse e conveniência. Ou alguém aqui imagina que eles sejam probos parlamentares, lutando legitimamente pelos interesses da população, inocentes e enganados pela malvada situação?

Enfim. Já disse que não quero me prolongar nesse texto, manifesto, desabafo... sei lá que nome dou. Dou é graças a Deus pelo clima de tranqüilidade com que as manifestações transcorreram ao longo do dia. Dou graças a Deus porque as ameaças de violentas batalhas não terem passado de ameaças. Dou graças a Deus porque apesar de toda a indignação legítima e revoltante, temos um povo em sua maioria pacífica. Ou estariam os confrontados apenas sem moral para enfrentarem a massa indignada?

É cedo, muito cedo para dizer no que darão as manifestações de hoje. As de quase dois anos atrás não deram em nada. Ou melhor, deram sim. Demonstraram que a população é extremamente confiante  e paciente. Mas desconfio que a confiança e a paciência estejam se esgotando.

Um forte abraço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detesto falar sozinho. Dê sua opinião. Puxe uma cadeira, fale o que pensa e vamos conversar...

Powered By Blogger